Festejo Junino: Transmissão ao vivo bate mais de 120 mil visualizações
Além da empolgação que contagiou a todos na Arena Z-30, com capacidade para mais de 15 mil pessoas no complexo montado na Praça dos Pescadores, na orla, durante os nove dias de festa. A animação e alegria do 37º Festejo Junino de Marabá, também contou com transmissão on-line de primeira qualidade, produção de reportagens especiais e de conteúdo audiovisual.
Todas as noites, que se seguiram de 22 de junho a 30 de junho, as arquibancadas ficaram lotadas e quem não pode acompanhar a festa in loco, aproveitou a transmissão ao vivo, no Youtube ou no Instagram da Prefeitura de Marabá, promovida pelas equipes da Secretaria de Comunicação (Secom) e da A1 Produções.
Durante todo o evento, foram mais de 120 mil visualizações, sendo mais de 40 horas de transmissão ao vivo com o desfile das apresentações especiais, Bois-Bumbás e Juninas mirins e adultas. As apresentações ainda ficam salvas para que você possa rever quantas vezes quiser.
Uma das milhares de visualizações veio da advogada Vladiani Christine Otowicz e a irmã Taciani Otowicz. Naturais de Curitiba, ela viveram a infância em Marabá, do qual Ani, como é conhecida, diz sentir muitas saudades e manter um vínculo emocional com os amigos. Entre eles está Milena Viegas, integrante da quadrilha Arrastão do Amor, pelo qual manifestou a torcida.
“Eu amo festa junina desde a época em que morei em Marabá. É o segundo ano que assisto a festa, através do canal da Prefeitura de Marabá no YouTube. É uma forma de matar um pouco da saudade e também prestigiar a minha amiga Milena Viegas”, conta Vladiani.
Ela destaca que, no próximo ano, quer visitar a cidade na data do festejo para poder acompanhar o evento na Arena e faz elogios a equipe de transmissão. “Eu adorei a apresentação esse ano, com os comentários da Nathália e do Anderson e as entrevistas que o Ronaldo fez com os participantes das quadrilhas e os brincantes. Muita simpatia em todos os dias do festejo. Amei tudo. Estava muito lindo”, elogia.
Moradora do núcleo Cidade Nova, mesmo estando em Marabá, a estudante Letícia Medeiros não pode comparecer à Arena por problemas de saúde e para cuidar dos dois filhos pequenos. Mas também não deixou de acompanhar a festa, pela tela da TV de casa.
“Gostei que esse ano transmitiram também a apuração. Fiquei aqui na torcida e feliz de ver a festa. Não consegui ver tudo, mas acompanhei várias juninas ao longo da semana. Sempre visualizo e curto também postagens no Instagram e as matérias no site. Espero que nunca deixem de realizar a transmissão, pois nem sempre temos como comparecer presencialmente a festa”, compartilha.
Foram cinco câmeras utilizadas apenas para a transmissão ao vivo, exibindo a festa na quadra e nas arquibancadas por diferentes ângulos. A transmissão ao vivo pelo canal do YouTube foi feita pela Secom, por meio da produtora contratada A1 Produções, contando com dois comentaristas para o evento, ampliando o dinamismo da transmissão e cobertura do evento.
Um deles foi o ex-brincante Anderson Souza, que atuava pela extinta Junina Explode Coração, multicampeã na cidade. Hoje, ele atua como projetista junino e compositor, tendo 5 projetos e 12 músicas autorais que estiveram em quadra nesse São João. Anderson participou das transmissões ao vivo como comentarista levando todo seu conhecimento para os espectadores.
“Isso para mim tem sido muito prazeroso. É um reconhecimento pelo meu trabalho e pelos ótimos resultados. Muita gente, por diversos motivos não podem estar presencialmente no festejo e a transmissão teme esse papel de aproximar o público e o quadrilheiro. Fico feliz de contribuir e levar um pouco do meu conhecimento para o público de casa”, destaca.
Anderson Souza com os repórteres Nathália Costa e Ronaldo Palheta
Também são realizadas diversas lives pelo Instagram da Secult, além da produção de conteúdo em tempo real nos storys no Instagram da Prefeitura e um resumo do melhor do dia com os reels.
A Praça de alimentação também contou com telão, que transmitiu o evento para os que preferem ficar do lado de fora da arena, aproveitando as mais de 40 barracas que vendem artesanato e comida, além dos brinquedos para as crianças, e shows diários com DJs e artistas locais.
E esse ano, na equipe de transmissão, o jornalista Sávio Calvo, teve a primeira experiência em uma transmissão ao vivo. “Sou um dos poucos que passaram por todas as funções como repórter de texto escrito, social media (vídeos) e fotografias, além da participação inédita, por dois dias, como repórter na transmissão ao vivo pelo YouTube, o que me deu aquele friozinho na barriga, mas bastante satisfatório, pois amo minha profissão, amo o que faço”, destacou.
Sávio é da cidade de Monte Alegre-PA, aprovado no último concurso para jornalista realizado pela Prefeitura, ele participou da transmissão do festejo pela segunda vez, não escondendo o encanto e amor que desenvolveu pela festa.
“Eu vejo o Festejo de Marabá como uma intensa manifestação cultural mesclada com as culturas que se achegaram por aqui e fizeram a nossa própria identidade. Acho tão lindo e sou fã desse festejo, e mais lindo ainda é ter a oportunidade de participar da equipe de comunicação oficial da festa, pela qual a gente vive experiências incríveis”, ressalta.
O site da Prefeitura também atualizou constantemente a programação para que todos pudessem participar do evento, mesmo quando não estavam na Arena Junina. Todos os dias foram produzidas notícias diárias, com informações e galeria de fotos sobre a programação e o que de melhor aconteceu durante o festejo.
Antes do evento, a população acompanhou os ensaios com os temas e a preparação das juninas e bois para a festa. A equipe de transmissão era diariamente composta por dois apresentadores, um repórter ao vivo, uma produção e dois social media (responsáveis pelas lives e atualizações em tempo real). Um editor de imagens, 5 câmeras, 2 fotógrafos e um produtor para as entradas ao vivo. Além de um repórter para a produção de matérias escritas para o site.
As reportagens abordam não só a competição e as apresentações, mas tudo que que acontecia na praça de alimentação, serviços de saúde e sociais, segurança e o que mais cerca a maior festa da nossa gente.
Além da transmissão realizada pela Secretaria de Comunicação (Secom), outras secretarias, principalmente a Secretaria de Cultura, realizadora do festejo, atuaram ativamente no evento.
A Secretaria de Saúde disponibilizou vários serviços, como Testagem Rápida, distribuição de preservativos e aconselhamento através do Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA). Uma ambulância do ExtraMuro também está presente no local durante todos os dias do evento.
A Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) atuou através dos artesãos da Feira do Pôr do Sol, que venderam produtos e também através do Conselho Tutelar e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para garantir a segurança de nossas crianças. Além de apresentar a junina “Alegria Não tem Idade”, composto por idosos do Cipiar (Centro Integrado da Pessoa Idosa) e dos CRAS da cidade.
Os órgãos de segurança da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI), assim como os Bombeiros Civis e a Polícia Militar se dividiram por toda a Marabá Pioneira, assegurando o bom andamento do 35º Festejo Junino de Marabá antes, durante e depois da festa.
O SSAM (Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá) atuou com limpeza da Arena após cada apresentação, para garantir a festa e também com a limpeza da Praça de Alimentação com quatro agentes de conservação nos dias do evento e 10 agentes na limpeza final do local.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Secom