Semed: 2º Festival Paralímpico de 2024 reúne mais de 200 alunos de escolas públicas e privadas
O evento, realizado na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), neste sábado (07), é organizado nacionalmente pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Em Marabá, a ação é sempre coordenada pelas professoras do Departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, e conta com o apoio do Projeto Marabá Paralímpico, da Semed. Os mais de 200 alunos participaram de atividades paralímpicas em várias modalidades, como esgrima, futebol 7 e vôlei sentado.
“O objetivo é mostrar o esporte paralímpico para crianças com deficiência e sem deficiência também para conhecer o esporte e quem sabe ingressar no esporte paralímpico”, explicou Luiza Crisóstomo, educadora física e coordenadora da ação.
O Festival Paralímpico foi realizado em 120 localidades espalhadas nas 27 unidades federativas do país. O evento proporciona a crianças com e sem deficiência (até 20%) a vivência de modalidades paralímpicas, de maneira recreativa e lúdica, bem como difunde o Movimento Paralímpico por todo o território nacional.
“Hoje é a segunda edição do festival paralímpico, o comitê paralímpico prestigiou novamente que Marabá poderia sediar. Hoje temos um público de 20% de pessoas sem deficiência e que pode prestigiar. Esta ação também é em alusão ao dia 3 de dezembro que é o dia internacional da luta da pessoa com deficiência”, destacou Thais Mendes, Coordenadora do Departamento de Educação Especial – Semed.
Marabá se destaca nas modalidades paralímpicas, como o atleta Luiz Fernando Moraes, que participou dos jogos estudantis paralímpicos deste ano e trouxe três medalhas, sendo uma de ouro no salto. “É muito bom, pois lá em São Paulo competi o nacional e fiquei com a prata no atletismo e no salto fiquei com o ouro e aqui é muito bom fazer novos amigos”, disse o atleta.
Maria Paula dos Santos, 16 anos, também é atleta de atletismo e trouxe três medalhas paralímpicas. “Ganhei várias medalhas e venho dando o melhor de mim e temos que aproveitar muito cada momento. Aqui, a gente conhece muita gente e novas amizades e melhorei muito a minha condição física”, disse.
A nossa campeã de natação também participou das atividades, Elisa Vitoria Lopes, já tem vários títulos no currículo. “Minha participação foi muito boa, me esforcei e acho que me saí muito bem e aqui é uma diversão e serve para muitas coisas em conhecer o esporte paralímpico”, lembra Elisa Vitória.
Fotos:
Texto: Victor Haôr
Fotos: Nathália Costa