Gestão: Âmina Handan, atual Secretária de Gestão Fazendária, busca a modernização e desburocratização dos serviços fiscais
Servidora da Prefeitura de Marabá, concursada há 19 anos, Âmina Handan é a nova titular da Secretaria Municipal de Gestão Fazendária de Marabá (Segfaz). Para os próximos quatro anos, o objetivo é modernizar e desburocratizar o sistema de arrecadação de impostos.
Formada em Tecnologia de Alimentos pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Âmina Handan ingressou no serviço público por meio de concurso em 2005, como assistente administrativo, atuando nas secretarias de Assistência Social e Finanças. Em 2012, toma posse como auditora fiscal concursada e passa a compor o quadro da Segfaz.
Na secretaria, trabalhou com fiscalização, análises processuais, notificações de cobrança de Imposto sobre Serviço (ISS). Nos últimos anos, estava dedicada à cobrança do Imposto Territorial Rural (ITR), que é um convênio com a Receita Federal.
O convite para assumir a secretaria foi surpreendente para Âmina por ser servidora pública, pois até então, os secretários eram indicações políticas das gestões municipais.
“É com grande entusiasmo que assumo o cargo de Secretária Municipal de Gestão Fazendária, comprometendo-me a promover uma administração moderna, eficiente e voltada para o cidadão. Nossa principal meta é simplificar e desburocratizar os processos tributários, tornando-os mais acessíveis e transparentes para todos os contribuintes.”
A secretária Âmina Handan reconhece que a tecnologia é uma aliada fundamental nessa jornada. Para esse propósito pretende investir com sua equipe no aprimoramento e na criação de diversos canais de atendimento remoto, permitindo que os cidadãos possam resolver suas pendências fiscais de forma ágil e segura, sem a necessidade de deslocamentos presenciais. Essa iniciativa visa não apenas facilitar a vida do contribuinte, mas também aumentar a eficiência dos serviços prestados pela secretaria.
A inovação será o pilar de sua gestão. Com o objetivo de implementar sistemas digitais integrados que possibilitem o acesso rápido a informações e serviços, garantindo maior transparência e confiança no relacionamento entre a administração municipal e os munícipes.
“Além disso, promoveremos a educação fiscal, conscientizando a população sobre a importância dos tributos e como eles são revertidos em benefícios para a comunidade. Nosso compromisso é assegurar que cada tributo pago seja convertido em serviços públicos de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de nossa cidade e o bem-estar de todos os cidadãos. Estamos determinados a construir uma gestão fazendária mais próxima, transparente e eficiente, onde o contribuinte seja tratado com respeito e tenha suas necessidades atendidas de forma célere e eficaz.”, ressalta a secretária.
Além do ISS retenção, a Segfaz atua também no recolhimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), taxas TLLF ( taxa de localização , licença e funcionamento ) e outros.
Marabá possui atualmente seis auditores fiscais, o que significa um grande desafio para cobrir todos os processos do município, que envolvem impostos, taxas, notificações e cobranças por meio do Documento de Arrecadação Municipal (DAM).
Para Âmina Handan, as pessoas precisam compreender a importância dos impostos para o funcionamento dos serviços públicos. Nesse aspecto, a secretaria busca fazer uma arrecadação justa, transparente e eficiente junto à sociedade.
“Contamos com a colaboração de todos para, juntos, construirmos uma cidade mais justa, moderna e acolhedora”.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Igor Leite