No último sábado, 30, a ação Prefeitura Perto de Você chegou ao bairro Nossa Senhora Aparecida, no núcleo Nova Marabá, levando diversos serviços de saúde, assistência social, gestão fazendária (Segfaz), empregos (Sine), atendimento ao consumidor (Procon), trânsito (DMTU) e atividades de esporte e lazer (Semel). Foram mais de 600 atendimentos realizados das 8h às 16h.

Depois de participar da abertura da ação, o prefeito Toni Cunha visitou as salas onde foram instalados os atendimentos e conta que o programa foi criado quando ainda era vice-prefeito e idealizado com a primeira-dama Lanúzia Lobo. Ele afirma que o poder público não pode ficar parado mediante a demanda que é muito grande e que esse programa pretende levar o máximo possível de serviços para as comunidades mais afetadas.

“Pra gente levar o máximo possível de serviços, principalmente de saúde, para as comunidades mais afetadas, onde há mais demanda, onde há menos equipamentos. Já são várias ações, cada vez com mais serviços, os de Saúde, carro-chefe e os serviços da Assistência Social. Vamos incrementar em breve os serviços de Cidadania, com RG, CadÚnico, serviços da Equatorial Energia, para que os nossos cidadãos, independente do bairro que estejam, sintam-se acolhidos e a gente possa diminuir essa demanda represada. Estamos comprando aqui uma série de equipamentos móveis de Saúde que vão também servir essas ações”, informa o gestor municipal.

Ao lado do marido, a primeira-dama Lanúzia Lobo, que também está na linha de frente do programa, reforça o compromisso da gestão com os mais necessitados. “Isso aqui é nossa obrigação, é nossa responsabilidade e a gente abraça essa responsabilidade com muita alegria. É muito bom ver o cidadão de Marabá poder ter acesso àquilo que ele necessita. Cuidar da saúde, das mães que são maioria nessas ações, das crianças que vem junto acompanhando essas mães, e são pessoas que estão em um estado de vulnerabilidade e precisam tanto de uma rede de apoio para poder garantir esses direitos”, enfatiza.

O vereador Marcos Andrade esteve no local apoiando o evento, participou da abertura e também visitou as salas dos atendimentos. Ele ressalta que é uma alegria muito grande ver esses bairros sendo atendidos.

“A Câmara é parceira do Executivo. Eu estou muito feliz porque eu estou no meu local aqui. Tem 38 anos que eu moro no Km7. Estes três complexos têm mais de 10 mil pessoas. Trazer cidadania, médicos, um conjunto de ações, faz com que as pessoas se sintam mais acolhidas, que tenham mais dignidade. A prefeitura está de parabéns”, frisa.

Os serviços de saúde foram os mais procurados e contaram com atendimentos médicos de várias especialidades como clínico geral, pediatra, neurologista, otorrinolaringologista, ginecologista e cardiologista; houve ainda atendimentos de enfermagem, vacinação, distribuição de medicamentos, atendimento nutricional, saúde bucal, coleta de PCCU (preventivo), coletas para exames laboratoriais, testes rápidos para HIV e Sífilis e plantão psicológico.

A pediatra Cláudia Dizioli foi uma das médicas que estava fazendo os atendimentos das crianças e relata que os atendimentos seriam para todas as patologias.

“Nós vamos atender em torno de 50 crianças. Todas as patologias, desde bebezinho recém-nascido até criança de 14, 15 anos. E a gente pretende dar uma ajuda aqui pro pessoal do bairro, porque a fila de pediatria tá muito grande. Então, essas ações ajudam muito a gente a desengrossar um pouco essa fila. As pessoas pegam as fichas, são triadas e a gente atende esse número de crianças”.

Um grupo de acadêmicos do curso de medicina da Universidade Estadual do Pará (Uepa) auxiliaram nas consultas e exames. O acadêmico do 12º período, Elton Arruda, estava entre eles e disse que essas experiências os fazem consolidar ainda mais o aprendizado.

“Faz a gente consolidar o aprendizado que a gente teve desde o início ali, aprendizado teórico com a prática. Às vezes a gente está num ambiente que é carente de atendimento e a gente consegue oferecer o que a gente aprendeu ao longo do curso, melhorando ainda mais, tanto a situação econômica ou social do local, quanto o nosso aprendizado. É uma via de mão dupla onde a gente consegue tanto a população se beneficiar e a gente como aluno também”, argumenta o estudante.

A vacinação foi um dos serviços mais procurados, principalmente por pais que queriam vacinar os filhos, como o carpinteiro Antônio Costa, que levou os três filhos para completar a carteirinha de vacina.

“Vim pegar uma vacina, já tá atendendo tudo, estou aproveitando e fazendo logo o checkup de todas as coisas. Gostei muito, porque a população é muito carente, precisa de muita coisa. O que tem aqui eu acho que é bem necessário”, justifica.

A professora Elaine Silva também aproveitou a oportunidade e levou os filhos Gabriel e Elisa para se vacinarem. Ela elogia o atendimento rápido.

“O atendimento foi muito rápido, de excelência. Espero que tenha muitas ações dessas por toda a cidade”.

Os serviços de assistência social também foi um dos mais procurados e incluíram atualização, inclusão e consulta do Cadastro Único (CadÚnico); emissão da carteira da pessoa idosa, passe livre para pessoas com deficiência e orientação sobre benefícios eventuais e BPC.

A coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da Nova Marabá, Cynthia Hoana, estava com uma equipe de 12 servidores da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) para atender a população.

“Nós trouxemos todos esses serviços para atender a comunidade de uma forma mais integral. Estamos aqui à disposição, para estar atendendo com todo o respeito, com todo o carinho a comunidade aqui do bairro da Coca-Cola e a redondezas aqui da Nova Marabá”, enumera.

A vendedora Ana Cristina foi fazer o CadÚnico para receber os benefícios do governo.

“A comunidade precisa muito disso e o pessoal é muito prestativo. Tem gente que não tem condição de ir no particular e aqui tem o atendimento que a pessoa precisa. Fiquei sabendo pelo carro de som que passou anunciando”, expõe a moradora do bairro.

A dona de casa Ana Beatriz Silva também foi procurar o serviço do CadÚnico e ficou feliz com a ação em seu bairro.

“O CadÚnico agora é por meio de agendamento, então ele está bem demorado. Na hora que eu vi a oportunidade de vir aqui na escola e que fazia no mesmo dia, então aproveitei. Eu já acompanho há um tempo a ação Prefeitura Perto de Você, então pra gente é um serviço muito gratificante, porque a gente precisa bastante, ainda mais da saúde. É muito bom ver que chegou até o bairro Araguaia e que a gente não é esquecido”, enfatiza Ana.

Texto: Fabiana Alves
Fotos: Paulo Sérgio Santos e Rapharazzo