
Gestão: II Seminário de Proteção Integral e Cidadania é realizado na Câmara Municipal
Na manhã desta quinta-feira, 28, o plenário da Câmara Municipal de Marabá se tornou palco de uma grande mobilização em defesa da infância. O II Seminário de Proteção Integral e Cidadania reuniu representantes do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Prefeitura de Marabá, conselhos, entidades e profissionais da rede de proteção para discutir estratégias de combate ao trabalho infantil e à situação de crianças e adolescentes em situação de rua.
Rede de proteção mobilizada
De acordo com a promotora de Justiça da Infância, Jane Cleide Souza, o seminário é um espaço de troca de experiências e fortalecimento das políticas públicas.


“Estamos reunindo mais de 200 participantes, entre agentes de saúde, profissionais da educação, conselheiros tutelares e técnicos da rede de proteção. Este é um momento singular, em que retomamos a discussão sobre a criação de uma política municipal específica, já transformada em projeto de lei que aguarda apreciação legislativa”, destaca.
O evento conta com palestrantes convidados de outros estados e segue nesta sexta-feira, 29, com oficinas voltadas à formulação de estratégias práticas.
O Procurador-Geral do Município, Luiz Flávio Pamplona, ressalta que o encontro é também um chamado à ação.


“A proteção integral da criança e do adolescente é mais que um dever legal, é um imperativo moral. O prefeito já recebeu o projeto de lei e está cuidando de ajustes financeiros e estruturais para que não seja apenas um papel, mas uma política real que transforme vidas”, afirma.
A primeira-dama e psicóloga Lanuzia Lobo também reforça a importância da união entre instituições.


“Estamos reunindo toda a rede de proteção para discutir estratégias concretas. Não aceitamos que nossas crianças estejam nas ruas ou no trabalho infantil. Queremos garantir que elas estejam na escola, com seus direitos assegurados e um futuro digno pela frente”, explica.
Avanços e políticas públicas
Segundo a secretária de Assistência Social, Mônica Thompson, o seminário consolida um trabalho iniciado ainda em 2022.


“Esse projeto de lei é fruto do esforço coletivo de várias instituições e prevê políticas públicas transversais, envolvendo saúde, educação, esporte, lazer, habitação e assistência social, tudo em prol de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”, explica.
O prefeito Toni Cunha reafirma o compromisso da gestão com a causa.


“Vamos investir no fortalecimento da Guarda Municipal, para que de suporte, e dos conselhos tutelares. O Executivo vai assinar este compromisso e, em breve, o projeto mais moderno de proteção à infância estará tramitando como lei. O que estiver ao alcance do poder público municipal será feito para proteger nossas crianças”, garantiu.
Com ampla participação da sociedade civil, conselhos e órgãos públicos, o seminário marca um passo decisivo para transformar em lei a Política Municipal de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente em Situação de Rua e Trabalho Infantil. A expectativa é que, com a aprovação do projeto, Marabá avance na construção de uma cidade mais justa, segura e acolhedora para suas crianças e adolescentes.












Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Bill e Paulo Sérgio
Post Recentes
Categorias de Notícias
- AÇÃO SOCIAL
- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ÁGUIA DE MARABÁ
- ALIMENTO
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- BIBLIOTECA ORLANDO LOBO
- BOLSA FAMÍLIA
- CAES
- CAPS
- CARNAVAL
- CASA DA CULTURA
- CCZ
- CIDADANIA
- CIDADE
- COMDIM
- COMUNICADO IMPORTANTE
- CONSELHO TUTELAR
- CONTRATA MARABÁ
- CULTURA
- DEFESA CIVIL
- DESENVOLVIMENTO URBANO
- DIVISA
- DMSP
- DMTU
- EDUCAÇÃO
- EMPREENDEDORISMO
- EMPREGO E RENDA
- ESPORTES
- FCCM
- FESTEJO JUNINO
- GESTÃO
- GESTÃO FAZENDÁRIA
- GMM
- HMI
- HMM
- INCLUSÃO
- INDÚSTRIA E COMÉRCIO
- IPASEMAR
- LIMPEZA PÚBLICA
- LITERATURA
- MEIO AMBIENTE
- MULHER
- MUSEU MUNICIPAL
- NOTA DE PESAR
- NOTA OFICIAL
- NOTÍCIAS
- OBRAS
- PESAR
- PLANEJAMENTO
- PLANTÃO SOCIAL
- POSTURA
- PREVIDÊNCIA
- PROCESSO SELETIVO
- PROCON
- PROGEM
- REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
- SAMU
- SANEAMENTO
- SAÚDE
- SDU
- SEAGRI
- SEASPAC
- SECOM
- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
- SECULT
- SEGURANÇA
- SEMED
- SEMEL
- SEMMA
- SEMTUR
- Seplan
- SEVOP
- SICOM
- SINE
- SMS
- SMSI
- SSAM
- TRÂNSITO
- TRANSPORTES
- TURISMO
- UTILIDADE PÚBLICA
- VERANEIO
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA
- ZONA RURAL