O Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Marabá (Ipasemar) realizou, na manhã desta segunda-feira,16, na sede do instituto, a 4ª Audiência Pública de prestação de contas com o objetivo de apresentar o relatório de governança, o relatório atuarial e a política de investimentos que hoje conta com mais de R$ 1 bilhão e 200 milhões de reais como patrimônio líquido do Ipasemar.

No relatório de governança são expostas as realizações no ano anterior. Já o relatório atuarial apresenta os estudos sobre as condições do instituto para garantir a sustentabilidade dos benefícios atuais e futuros. Despesas, receitas, quantidade de benefícios concedidos, legislação previdenciária atual, ações do instituto para os servidores ativos, aposentados e pensionistas estão entre alguns dos pontos abordados na audiência.

Atualmente, o Ipasemar concede 1058 aposentadorias e 350 pensões, resultando em uma folha de R$ 6. 233.000,00.

Segundo a presidente do instituto, Nilvana Ximenes, a audiência acontece uma vez ao ano como requisito do Ministério da Previdência Social e por causa dessa e outras ações conseguiu subir no ranking da boa gestão.

“Ele tem essa exigência de que seja realizada essa audiência a fim de que seja cumprido um dos itens do programa de boa gestão que é concedido pelo Ministério da Previdência e o Instituto possui essa certificação institucional nível 2. Esse programa possui 4 níveis, a partir do momento que vai subindo o nível, as exigências vão aumentando e o instituto no início desse ano ele conseguiu obter o nível 2. O instituto a todo tempo busca manter o cumprimento desse requisito, bem como melhorar cada vez mais a gestão. Então esse ano a gente já está trabalhando para conseguir o nível 3. As pessoas se assustam por sermos do interior do Pará e termos o status até de capitais, porque toda a informação do instituto ela está no sistema do Ministério da Previdência Social e pode ser consultada por qualquer pessoa”, informa.

Nilvana ainda ressalta que a audiência busca cumprir com o dever de uma gestão transparente e incentivar os próprios servidores a serem fiscais do regime. “Nessas audiências geralmente eu mostro esse sistema da previdência, onde que as pessoas podem fazer a consulta, porque bimestralmente eu envio para a Secretaria da Previdência os valores que são recebidos, quanto que a gente gastou com pensão, quanto que a gente gastou com aposentadoria, quanto que recebeu de cada unidade gestora, parcelamento se foi pago, quanto recebeu de compensação previdenciária, então a gente informa nos mínimos detalhes. Por isso é muito bom que todos saibam da função e da importância do regime próprio”, argumenta.  

A técnica da Diretoria de Recursos Humanos da Semed, Carleans Pereira, afirma que a audiência traz mais esclarecimentos.

“A gente entende que é um tema interessante, que a gente precisa estar por dentro de tudo que envolve o Instituto. Eu particularmente não conheço muito bem. Então foi um motivo pra vir me inteirar mais sobre os trabalhos que o Instituto desenvolve, sobre os investimentos, como tá sendo aplicado o nosso dinheiro, da nossa contribuição, enquanto servidor”.

A coordenadora de Recursos Humanos da Semad, Ana Altamanha Ribeiro reforça a importância de todo servidor efetivo ter conhecimento sobre o funcionamento do instituto .

“As audiências são para isso, é uma espécie de prestação de contas.  Mostrar o que foi feito, o que se deve fazer e também pedir o apoio do servidor pra colaborar, porque o servidor vindo ao instituto dá para a administração entender as necessidades, o que precisa ser feito, o que precisa alterar, o que precisa mudar. É importante que o servidor público saiba a necessidade, por isso que é importante o conhecimento e participar da audiência”, enfatiza.

Texto: Fabiana Alves
Fotos: Paulo Sérgio Santos