
Gestão: Sevop e SMSI ouvem comunidade da Vila Sororó para atender demandas de infraestrutura
A Prefeitura de Marabá, por meio das Secretarias Municipais de Segurança Institucional (SMSI) e de Viação e Obras Públicas (Sevop), realizou na sexta-feira, 21, visita técnica às obras em execução na via principal da Vila Sororó, na zona rural do município. O objetivo da ação foi acompanhar o andamento dos serviços, ouvir a população e discutir possíveis ajustes que possam melhorar a infraestrutura local.
A reestruturação da via está focada na criação de espaços adequados para estacionamento de caminhões, melhoria da acessibilidade ao comércio e na segurança viária. Segundo o secretário de obras, Italo Ipojucan, algumas alterações iniciais geraram preocupação na comunidade, mas o diálogo tem sido fundamental para buscar soluções que atendam a todos. “Estamos aqui para entender as demandas da comunidade e estudar alternativas viáveis. Neste momento, nossa equipe está analisando a implantação de lombadas e a instalação de sinalização para garantir maior segurança no trânsito”, destacou.
O planejamento inclui, ainda, um estudo para a passagem de domínio da área, atualmente pertencente ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), para a administração municipal.
“Estamos iniciando as tratativas para que esse processo seja formalizado, o que permitiria uma gestão mais eficiente do espaço e das obras. Hoje mesmo conversei com o deputado Dirceu, que se colocou à disposição para contribuir com esse processo”, explicou Ítalo Ipojucan.


Representando os moradores da Vila Sororó, Gilvan Belo ressaltou que as mudanças trazem melhorias para os comerciantes e para a população em geral. “Era um sonho antigo ter uma praça na nossa vila, e agora vai se tornar realidade. Por muitos anos, vimos a construção de praças em outros locais, enquanto ficávamos esquecidos. Hoje, essa revitalização está trazendo melhorias para todos, inclusive para os trabalhadores locais”, comemora.


O secretário municipal de Segurança Institucional, coronel Denner Favacho, destaca a importância da visita para ouvir as demandas da população e garantir uma implementação eficiente das melhorias.
“A pedido do prefeito, viemos ouvir as principais necessidades e já encaminhar soluções. Entre as principais mudanças, estamos adaptando canteiros, transformando vias laterais em mão única e reforçando a sinalização. Além disso, será instalada uma lombada elevada em frente ao posto de saúde, garantindo mais segurança aos pedestres”, detalha.


Outra medida prevista é a instalação de um semáforo com acionamento manual no acesso à vila. “Esse equipamento permitirá que a população acione a parada dos veículos sempre que necessário, facilitando a travessia com mais segurança”, explica Favacho.





Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes