Gestão: Governo lança Programa de Requalificação Comercial do Estado para orientar produtores quanto aos desbloqueios ambientais
Em 16 de agosto, o governador do Pará, Helder Barbalho, acompanhado do prefeito Tião Miranda, lançou o Programa de Requalificação Comercial do Estado, entregando declarações que permitirão a reintegração de produtores rurais ao mercado formal de carne. As entregas ocorreram durante o evento “A Nova Pecuária do Pará”, no Carajás Centro de Convenções, onde foram requalificados 21,6 mil hectares de terras.
O prefeito Tião Miranda destacou a importância da colaboração entre Estado e Município na preservação ambiental e no desenvolvimento econômico da região.
“A questão ambiental é crucial e é necessário dar suporte à produção e ao funcionamento da pecuária. Nossa região possui uma produção significativa. Estamos buscando mecanismos para trazer o produtor para a legalidade.”
Ele também enfatizou o trabalho do município com pequenos produtores. “Em nosso município, focamos no pequeno produtor rural, incentivando a produção. Temos várias rotas produtivas, como as do cacau e do açaí e estamos alcançando resultados muito satisfatórios”, afirmou o prefeito.
O Programa de Requalificação Comercial do Estado orienta o processo de desbloqueio de produtores que enfrentavam impedimentos ambientais, o que limitava a comercialização da carne para frigoríficos. A iniciativa faz parte da Política de Integridade e Desenvolvimento da Cadeia da Pecuária, lançada pelo governo estadual durante a COP 28, em Dubai, com o objetivo de melhorar a produtividade e fortalecer a cadeia produtiva.
“Não defendemos a preservação da floresta sem produção, nem a produção sem floresta. Precisamos de ambos. Aumentamos a produção em 1,5 milhão de cabeças de gado e reduzimos o desmatamento em 42%, o que demonstra que estamos no caminho certo. Hoje, damos um passo decisivo, mostrando que a agenda ambiental não é inimiga da agenda produtiva”, ressaltou o governador Helder Barbalho.
Durante sua visita a Marabá, o governador Helder Barbalho também entregou o novo prédio do 1º Batalhão de Missões Especiais. A cerimônia de inauguração ocorreu na sexta-feira, 16, marcando a visita às novas instalações, que foram equipadas com novos móveis e eletroeletrônicos.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio