
Gestão: À frente da SMSI, Coronel Denner Favacho tem atenção voltada à eficiência na Segurança Pública
Após trabalhar por 30 anos e dedicar-se à segurança no Estado, o coronel Denner Favacho é agora o titular da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI).
Denner Eudes Favacho da Rocha é Coronel da Reserva da Polícia Militar do Pará, Advogado OAB/PA, Bacharel em Direito pela UFPA, Bacharel em Ciências de Defesa Social pelo Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará, Especialista em Defesa Social e Cidadania, Especialista em Direito Penal. Possui ampla experiência na área de segurança e gestão pública, é reconhecido por sua liderança estratégica e compromisso com soluções inovadoras, que dá prioridade tanto à segurança urbana quanto às ações sociais preventivas que combatem a criminalidade em sua origem. Coronel Favacho é divorciado, tem um filho de 24 anos de quem se orgulha e que segue seus passos na carreira do Direito.
O novo secretário é paraense, nascido na cidade de Curuçá, interior do Pará, que fica a três horas da capital, Belém. Ingressou sua carreira na Marinha e logo depois na Polícia Militar. Chegou a Marabá em 1996, entre idas e vindas, desenvolveu um trabalho em nossa cidade por 10 anos. Após servir na capital por mais um tempo, entrou na reserva e então recebeu o convite para o cargo na SMSI.
Dentre os projetos na defesa social de Marabá, está a maior ostensividade da guarda.

“A guarda está passando por um processo atualmente. o STF está em votação para dar maior poder de polícia para a guarda e nós vamos aproveitar essa jurisprudência para aproximar mais a guarda da população.” Afirma
Ele desenvolverá um trabalho onde tenha uma guarda mais comunitária, para oferecer maior segurança à população, também busca realizar mais operações conjuntas com as polícias, de forma que possa trazer mais ordem e defesa em diversos pontos da cidade.
“Ainda falta pessoal, essa é a realidade, onde encontramos maior dificuldade de atender muitos bairros, mas já estamos observando isso, para traçar um plano.”, explica.
Uma dúvida recorrente é sobre a unificação da Guarda Municipal e o DMTU, mas o secretário ressalta que ainda está em estudo e em análise jurídica, mesmo que a legislação permita que a Guarda Municipal seja autoridade de trânsito.
Em suma, o secretário reafirma seu compromisso em tornar a segurança pública mais eficiente e humanizada, construindo políticas inclusivas que envolvam a sociedade em sua implementação. Ele acredita que a segurança é um direito de todos e está determinado a trabalhar para construir uma cidade mais segura e acolhedora para seus habitantes.
Texto: Sarah Maria Peixoto
Fotos: Arthur Constantino
Post Recentes
Categorias de Notícias
- AÇÃO SOCIAL
- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ÁGUIA DE MARABÁ
- ALIMENTO
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- BIBLIOTECA ORLANDO LOBO
- BOLSA FAMÍLIA
- CAES
- CAPS
- CARNAVAL
- CASA DA CULTURA
- CCZ
- CIDADANIA
- CIDADE
- COMDIM
- COMUNICADO IMPORTANTE
- CONSELHO TUTELAR
- CONTRATA MARABÁ
- CULTURA
- DEFESA CIVIL
- DESENVOLVIMENTO URBANO
- DIVISA
- DMSP
- DMTU
- EDUCAÇÃO
- EMPREENDEDORISMO
- EMPREGO E RENDA
- ESPORTES
- FCCM
- FESTEJO JUNINO
- GESTÃO
- GESTÃO FAZENDÁRIA
- GMM
- HMI
- HMM
- INCLUSÃO
- INDÚSTRIA E COMÉRCIO
- IPASEMAR
- LIMPEZA PÚBLICA
- LITERATURA
- MEIO AMBIENTE
- MULHER
- MUSEU MUNICIPAL
- NOTA DE PESAR
- NOTA OFICIAL
- NOTÍCIAS
- OBRAS
- PESAR
- PLANEJAMENTO
- PLANTÃO SOCIAL
- POSTURA
- PREVIDÊNCIA
- PROCESSO SELETIVO
- PROCON
- PROGEM
- SAÚDE
- SDU
- SEAGRI
- SEASPAC
- SECOM
- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
- SECULT
- SEGURANÇA
- SEMED
- SEMEL
- SEMMA
- SEMTUR
- Seplan
- SEVOP
- SICOM
- SINE
- SMS
- SMSI
- SSAM
- TRÂNSITO
- TRANSPORTES
- TURISMO
- UTILIDADE PÚBLICA
- VERANEIO
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA
- ZONA RURAL