
Gestão: Semel reforça compromisso com projetos na área de Esporte e Lazer
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Marabá (Semel) continua, em 2025, com diversos projetos voltados para práticas de atividades físicas e esportivas em todos os cantos da cidade. O objetivo é atender o maior número possível de pessoas, contribuindo para a qualidade de vida dos marabaenses.
O titular da Semel, Carlos Humberto Faria, ressalta que a secretaria está empenhada em aperfeiçoar os projetos existentes e ampliar as modalidades por meio de parcerias e nova infraestrutura disponível como a piscina semiolímpica, inaugurada no final de 2024, reforçando ainda o papel social do esporte.


“A iniciação esportiva não é só o esporte, é saúde, educação, segurança pública, principalmente para crianças que moram em lugares de risco social. Os projetos são no contraturno escolar. Então, a gente pensa sempre em atender a base. A ideia da Semel é atender o máximo de pessoas possível. É trabalhar com iniciação esportiva”, comenta.
Projetos
Um dos carros-chefes da secretaria, o Ginástica para Mulheres, segue em atividade espalhado em diversos polos pela cidade como, por exemplo: Ginásio Renato Veloso, Pista de Caminhada da Folha 29 e Escola Doralice de Andrade Vieira, no bairro Belo Horizonte.




O projeto de handebol é voltado para crianças e adolescentes entre 5 e 16 anos, às segundas e quartas com turmas nos três períodos.
A ginástica artística ocorre em dois pontos: no Ginásio da Folha 16, às segundas e quartas, e na Escola Ida Valmont, às terças e quintas.
Crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos podem participar das turmas de basquete no Ginásio Osorinho, na Marabá Pioneira, às segundas, quartas e sábado.
Além do Ginásio da Folha 16, o Karatê possui turmas na Escola José Mendonça Vergolino, na Marabá Pioneira; Escola Maria de Jesus, na Folha 35; Escola São Francisco, no KM-02; Escola Ida Valmont; e na Praça da Juventude, onde a Semel assumiu as turmas de práticas esportivas a partir se 2025.




Há ainda os projetos de skate e voleibol que estão sendo estruturados pela secretaria. O primeiro na Praça da Juventude e o segundo no Ginásio Renato Veloso.
A Semel também tem parceria com a Vale em um projeto de atletismo para alunos da rede municipal de ensino e está realizando alguns trâmites para iniciar a natação. Inicialmente, as turmas serão para pessoas que já sabem nada, pois a piscina foi projetada para competições. No entanto, a secretaria está tomando providência para realizar adequações na estrutura e ampliar sua utilização.
Segundo o secretário, a ideia é apoiar também iniciativas de fora da secretaria que estejam alinhadas com os mesmos objetivos, de estimular as práticas esportivas pela cidade.
“A gente quer fomentar e apoiar essas outras iniciativas da rede privada, da sociedade civil. Então, a ideia da Semel é apoiar a rede que já existe”, afirma.
Sobre o novo secretário
Carlos Humberto Faria é formado em Educação Física desde 2006 e pós-graduado em musculação e treino de força, administração e marketing esportivo e ciências do esporte.
Vindo da iniciativa privada sempre atuou como professor de educação física e personal trainer e coordenou a academia escola do curso de educação física em Anápolis, onde se formou.
Há oito anos, tem uma empresa voltada para o CrossFit, que possui um projeto social de ensino de esporte para crianças que estudam em escola pública.
Ele também é organizador maior competição de CrossFit do estado.
“O prefeito demonstrou os interesses dele e teve congruência com os meus objetivos também, que é servir a sociedade, fomentar os projetos existentes, criar novos projetos, atender toda a população”, conclui.



Serviço
Os documentos necessários para se inscrever nos projetos da Semel são: cópias do RG, CPF, Certidão de Nascimento, comprovante de residência; comprovante de escolaridade, foto 3×4. Os responsáveis também precisam apresentar cópias do RG, CPF ou CNH.
Para mais informações, se dirigir à sede da Semel, no Ginásio Renato Veloso, na Folha 16.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes