FCCM: Explosão de ritmos com banda Fruto Sensual e Ruanna Ly marca a primeira noite do 3º Giro Cultural de Marabá
Toda a magia e encanto da Banda Fruto Sensual e de Ruanna Ly estiveram no ar na noite desta sexta, 26, na frente ao Museu Municipal Francisco Coelho, na primeira noite do III Giro Cultural, desenvolvido pela Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) com apoio da Fundação Cultural do Pará.
A alegria estava no olhar das centenas de pessoas que compareceram para prestigiar o evento, como no de Aldemir Pereira, 47 anos. “Eu estou achando maravilhoso. Um evento espetacular para a população que merece ser feliz. Um evento espetacular para a cidade que se sente representada com essa alegria”, comenta.
Pela manhã, a programação iniciou com os cortejos do Divino Espírito Santo e Santo Reis, pelas ruas da Marabá Pioneira. À noite, a cantora marabaense Ruanna Ly abriu as apresentações por volta das 20h, levantando o público que começava a chegar na Praça Duque de Caxias.
“Show muito bom, olha a minha situação, estou toda destruída de tanta energia. Ficamos muito feliz de participar dessa festa diferente que é o Giro Cultural. Espero que todos tenham se divertido, porque, olha, eu me diverti bastante. Agradecemos pelo convite, e espero estar de volta outros anos com essa gente maravilhosa. Fico muito feliz de ver nossa terra e nossa cultura valorizada”, celebra a cantora Ruanna Ly.
O Erivelton Marques, 32 anos, concordou com a cantora. “Trabalho aqui na Marabá Pioneira e desde cedo vi a movimentação do Divino. Agora vendo os artistas locais, artistas da capital, é muito importante ver essa união da cultura e ver que a população participa e que a Casa da Cultura, o Museu, a Prefeitura de Marabá está preocupada em unir as pessoas através da cultura. Amanhã, sábado, voltarei sem dúvida, não dá para ficar de fora”, acrescenta.
Logo após o show da Ruanna Ly, a rainha das aparelhagens do Pará, Valéria Paiva, fez sua entrada com a banda Fruto Sensual , aos gritos de quem acompanhava o evento. “É sempre maravilhoso porque o público de Marabá recebe a gente com tanto carinho e a forma da gente retribuir esse carinho é fazendo um super show, um show bem gostoso”, explana.
Ela também deixou uma mensagem para os fãs da cidade. “Meus amores de Marabá já são 24 anos de muito amor do Fruto Sensual, toda essa galera que fica antes do show, mandando mensagem nas redes sociais, criando aquela bela expectativa. Eu prometo sempre vir aqui e cantar um show legal para vocês. ‘Escuta essa canção e lembra do meu olhar, o que sempre quis te falar. Te peço para voltar, eu amo muito Marabá. Aceita meu amor'”, parafraseou a cantora, uma das suas famosas canções.
A programação continua neste sábado. Pela manhã, teve Boi Marabazin, Bandas de Fanfarra da FCCM e personagens das Lendas Amazônicas. Logo mais à noite tem shows da banda The Queens, Orquestra Popular de Marabá e Liah Soares.
“Programação está muito boa, maravilhosa. Eu vim comemorar meu aniversário aqui hoje, com os meus amigos. São eventos que são muito importantes para a cidade. Porque, além de você movimentar a cultura, você movimenta a economia. Todos saem ganhando e eu ganhei esse presente aqui. Voltarei sábado, com certeza, para curtir mais”, complementa a geóloga, Fabrícia Silva, 35 anos.
Essa edição do Giro Cultural encerra no domingo com lançamentos do livro “A história do Tucunaré”, de Eliane Soares, e documentário “Serra das Andorinhas”, produzido pela FCCM em parceria com a Duo Produtora.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Aline Nascimento e Sávio Calvo