GMM: Patrulha Maria da Penha realiza torneio de futebol “Eles por Elas” pelo fim da violência contra a mulher
No próximo final de semana, a bola vai rolar por uma boa causa: o combate à violência contra a mulher. Nos dias 7 e 8, sábado e domingo, equipes femininas e masculinas participarão do torneio de futebol “Eles por Elas, Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher”, que está inserido na programação oficial dos 16 dias de Ativismo.
O projeto foi criado com o objetivo de sensibilizar, envolver e mobilizar homens pelo fim da violência contra a mulher e promover a interação do grande público, em sua maioria homens, com a Rede de Proteção da Mulher de Marabá. O projeto faz parte da campanha “Laço Branco – Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher” instituída, por meio de lei, no município em 2021.
A iniciativa partiu da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Marabá (GMM) e tem o apoio da Coordenadoria Especial de Políticas para as Mulheres da Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (Comdim) e Câmara de Vereadores. O projeto também teve grande aceitação dos desportistas locais.
As equipes femininas disputam no sábado, 7, no campo do SESI, núcleo Cidade Nova. No domingo, 8, será a vez da competição entre os times masculinos, no campo Piçarrão, no núcleo Nova Marabá. As partidas ocorrem das 8h às 19h.
“Quero convidar você desportista para participar do torneio, que tem um objetivo social, uma causa da sociedade em geral. Nós queremos que a população em geral abrace a causa e esta é uma forma de trazer novas pessoas e envolver mais a sociedade na redução da violência contra a mulher”, explica o inspetor Roberto Lemos, da Patrulha Maria da Penha.
A programação terá palestras com informações sobre os tipos de violência, ciclo da violência, feminicídio e questões como o machismo estrutural.
A presidente do Comdim, Luana Bastos, pontua que dados estatísticos mostram que a violência contra a mulher continua crescente e que esforços como o torneio “Eles por Elas” são necessários para debater a questão e trazer mais homens para junto da causa.
“Fortalece e também faz a reflexão masculina. Muitas vezes a agressão à mulher leva a escala máxima que é feminicídio. Então, convidamos todos a participarem do torneio, que promove o esporte, a atividade física, o bem-estar, mas com a mensagem de paz, de respeito, de amor e principalmente combater a violência contra a mulher”, destaca.
As inscrições podem ser realizadas por meio da coordenação do torneio nos telefones: (94) 99291-9555 (Inspetor Lemos) ou (94) 99185-1626 (Shakal). O valor é R$50,00 para equipes femininas e R$100,00 para equipes masculinas.
“Estamos passando aqui para reforçar o convite, colocar a comunidade para se fazer presente, porque vai ser um evento maravilhoso, onde o foco principal é o conhecimento para que possamos reduzir os índices de violência contra a mulher”, convida Nacaíra Caldas, da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sara Lopes e Arquivo Secom