
SMS: Estudantes da Escola Jonathas Athias participam de palestra sobre prevenção à gravidez na adolescência
Cerca de 200 alunos dos 8º e 9º anos e do ensino médio da Escola Jonathas Pontes Athias, na Folha 22, Nova Marabá, participaram de uma programação da campanha do mês de prevenção à gravidez na adolescência. O momento contou com palestra, orientação, vacinação e outros serviços de saúde. A iniciativa é da Coordenação de Nutrição e Saúde da Criança e do Adolescente em parceria com as Coordenações de Saúde da Mulher e do Homem da Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS).



A psicóloga Andréa Galvão apresentou informações sobre os riscos da gravidez na adolescência para a mãe e o impacto nos âmbitos educacional, financeiro e psicológico na vida dos pais adolescentes e também da criança. Também foram apresentados métodos contraceptivos e as formas de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Os alunos puderam tirar dúvidas ao final da palestra.
“O ponto principal é trazer informação e conhecimento sobre esse tema e também desmistificar tabus relacionados à sexualidade, trazendo a importância para que eles possam aprofundar o conhecimento, mas também sobre como prevenir a gravidez, relacionado aos métodos contraceptivos”, ressaltou a psicóloga.


Segundo dados da Vigilância Epidemiológica da SMS, os índices de gravidez na adolescência são altos em Marabá. Só em 2024, foram 540 casos de gravidez em meninas e adolescentes entre 10 e 19 anos.
De acordo com a coordenadora de Nutrição e Saúde da Criança e do Adolescente, Nayane Volff, a ideia de realizar a programação no ambiente escolar foi para aproximar os adolescentes do tema. Além disso, ao longo do ano, as palestras e orientações seguirão por meio do Programa Saúde na Escola (PSE).
“O nosso público-alvo é o adolescente e a gente sabe que o adolescente tem essa dificuldade de ir à Unidade Básica de Saúde para receber orientação com médico ou enfermeiro porque são os melhores profissionais para orientar sobre prevenção da gravidez na adolescência e sobre educação sexual. Então, tivemos a ideia de ir às escolas para poder passar essa mensagem para eles”, explica a coordenadora.


Para a vice-presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Kellen Noceti, que participou da programação, a gravidez na adolescência é um problema de saúde pública e precisa da junção de esforços para ser debatido e prevenido.
“Nós temos, inclusive, Lei Federal desde 2019 que nos dá esse dever de fazer essa campanha e Marabá tem atuado em conjunto com as Secretarias de Saúde e de Educação, levando essa campanha nas escolas, falando com o nosso público-alvo e isso tem diminuído esse índice, mas ainda a região Norte tem o pior índice. Então, nós precisamos realmente envolver toda a sociedade. Não só dar conhecimento para os jovens, mas também que isso seja trabalhado nas famílias”, destaca.


Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes