A manhã de quarta-feira, 9 de julho, ganhou um novo significado para gestantes de Marabá e região. Durante os encontros do Projeto Acolher, realizados no auditório do Hospital Materno Infantil (HMI), foi lançado o Plano de Parto, um importante instrumento que garante mais segurança, respeito e protagonismo às mulheres no momento do nascimento de seus filhos.

Plano de Parto permite que a gestante registre, por escrito, suas preferências em relação ao trabalho de parto, parto e pós-parto, tornando o processo mais humanizado e próximo de suas expectativas. A novidade foi apresentada durante uma roda de conversa entre gestantes, acompanhantes e profissionais da unidade, como parte da programação do Projeto Acolher, que ocorre todas as quartas-feiras, às 9h.

Respeito às escolhas da gestante

Segundo o diretor do HMI, Fábio Farias, o plano de parto é uma ferramenta fundamental no avanço das boas práticas obstétricas.

“O plano é um direito da paciente e uma forma de garantir dias de respeito e de inclusão. Ele permite que a mulher expresse suas vontades, reduza a ansiedade e compreenda melhor os procedimentos que podem ocorrer durante o parto”, explica.

O documento aborda temas como a presença de um acompanhante de escolha da gestante, o uso de métodos não farmacológicos para alívio da dor, posições para o parto, intervenções médicas, contato pele a pele com o bebê e início imediato da amamentação, entre outros.

“Além de ser um instrumento de empoderamento feminino, o plano de parto fortalece o diálogo com a equipe médica e combate práticas de violência obstétrica. Ele aproxima a assistência hospitalar da realidade e das necessidades de cada mulher”, completa Fábio.

Projeto Acolher: preparando para o grande momento

Projeto Acolher é desenvolvido pelo HMI com o objetivo de orientar gestantes a partir da trigésima semana de gravidez e seus acompanhantes sobre o funcionamento do hospital, os direitos das pacientes e a rotina do parto. A iniciativa busca reduzir medos, mitos e inseguranças em relação ao nascimento.

Durante os encontros, há uma roda de conversa entre as futuras mães e a equipe multiprofissional, além de visitas guiadas à maternidade. A proposta é proporcionar um ambiente mais acolhedor e seguro, onde a informação é a principal aliada para um parto respeitoso.

O Plano de Parto do HMI busca promover o empoderamento da mulher, ao dar voz ativa às suas escolhas, fortalecendo sua autonomia no momento do nascimento. Também contribui para a redução de procedimentos desnecessários, ao respeitar as preferências da gestante quanto às intervenções médicas. Além disso, favorece uma comunicação mais eficiente com a equipe de saúde, garantindo uma assistência individualizada e alinhada às expectativas da paciente. Por fim, o plano reforça a humanização do parto, com atenção ao bem-estar físico, emocional e psicológico da mulher, tornando essa experiência mais segura, acolhedora e respeitosa.  

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) incentiva que todas as gestantes participem do Projeto Acolher e elaborem seu plano de parto, com apoio da equipe do hospital. Para participar, basta comparecer às quartas-feiras, às 9h, no auditório do HMI, com a carteira da gestante e informar na portaria que irá participar do projeto.

O nascimento é um momento único, e no HMI o cuidado começa antes mesmo do bebê chegar. Com o Plano de Parto, O HMI busca avançar no respeito à maternidade e na construção de experiências positivas para as famílias.

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Lúcio Silva