SMS: Secretaria Municipal de Saúde presta homenagem aos profissionais de enfermagem
Na noite da quarta-feira, 29, os enfermeiros, técnicos e auxiliares em enfermagem do município foram homenageados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em evento no plenário da Câmara Municipal de Marabá (CMM). Além dos discursos e homenagens, foi realizada a entrega de brindes.
“Esse evento é de todos os profissionais, tanto técnicos quanto enfermeiros, que comemoraram seu dia no 12 de maio. Então, a Secretaria Municipal de Saúde preparou essa homenagem com o objetivo de agradecer por todo o esforço e cuidado que eles têm com nosso município e nossos pacientes”, ressaltou a enfermeira Sheila Macedo, diretora do Departamento de Alta e Média Complexidade da SMS.
Ela destaca que a enfermagem é linha de frente na saúde e que compõem cerca de 70% do quadro quando se fala em assistência. “A gente preparou um coquetel para todos os homenageados, fizemos um sorteio de brindes e trouxemos palestrantes para celebrar esse momento. Como enfermeira, quero agradecer, eu acho que o caminho da gente é árduo, mas é gratificante. É meu orgulho ser uma enfermeira, não me vejo sendo outra pessoa, gosto de cuidar e gosto de estar próximo de quem precisa”, complementa Sheila.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Diorgio Santos, reforçou a importância da data. “Com toda certeza, hoje é um dia muito especial, porque nós sabemos que quem está na linha de frente do dia a dia de um hospital, de um Materno Infantil, são os enfermeiros, são os técnicos de enfermagem. Dizer que sem eles, com toda certeza, não existiria saúde no nosso município. Eles são imprescindíveis, são as pessoas que recebem desde o primeiro momento, quando a pessoa está enferma, doente e são eles também que dão a boa notícia que o paciente já está curado. Nós do Conselho, estaremos aqui sempre para andar de mãos dadas com todos eles”, reitera.
Para a técnica em enfermagem Cláudia de Souza Santos atua na Vila Capistrano de Abreu, zona rural do município, “a homenagem foi muito linda, foi uma das mais bonitas que já vi, desde 2012 que eu trabalho nesse município. Estou emocionada, não é fácil atuar na zona rural, temos nossas dificuldades, mas é muito gratificante quando a gente faz um trabalho com amor”.
A Raimunda de Oliveira Silva, que atua na UBS Maria Bico Doce, também se mostrou satisfeita com a ação. “Uma boa homenagem, gostei bastante. A mensagem que deixo às minhas colegas, como foi dito na palestra, é que muitas vezes a gente está preocupado em cuidar do paciente e a gente acaba esquecendo o nosso emocional. A gente tem que parar um pouquinho para cuidar também de nós. Eu me sinto feliz em poder contribuir com as pessoas, com o bem-estar delas. É uma profissão muito gratificante”, complementa Raimunda que trabalha há 13 anos no município.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio