Ao todo mais de 10 mil pontos de iluminação já foram substituídos por LED em Marabá e a expectativa do programa é atingir todo o município até o fim do ano, tanto na zona urbana, quanto na rural.

Os moradores do bairro KM 7 estão felizes com a nova iluminação em LED, substituída pelo Programa Ilumina Marabá. As novas luminárias em LED garantem qualidade de vida dos moradores, nas questões de mobilidade, segurança e conforto.

Dona Carmelita de Souza, de 72 anos e moradora da Rua N, afirma que que nem sempre as lâmpadas amarelas funcionavam, além de ser desconfortáveis e davam a impressão de escuridão. “Agora com a nova iluminação vai melhorar muito na nossa vida, até uma agulha se estiver no chão a gente vai poder ver”, expressa a moradora.

Joel Aguiar, de 57 anos, é um dos pioneiros do bairro e destaca que o KM 07 está mais seguro com a nova iluminação. Ele afirma que as famílias perderam o costume ao longo do tempo de se reunirem na frente dos lares com o receio de roubos ou outras ocorrências.

“Essas novas lâmpadas vieram muito a calhar, porque agora os marginais pensam duas vezes antes de fazer alguma coisa, pois eles com certeza serão reconhecidos com mais facilidade. A iluminação aqui no KM7 melhorou 100%”, frisa.

Edneusa Araújo, que mora no bairro há dois meses, conta que chegou a fazer pedidos para o perfil oficial do prefeito Toni Cunha de novas lâmpadas e não demorou muito para ser atendida. “A gente estava precisando muito e logo ele colocou iluminação nas ruas, na praça, ficou maravilhoso e a gente agradece muito. Ficou perfeito”, comenta a moradora.

O Programa Ilumina Marabá começou no dia 15 de maio a substituir as luminárias de lâmpadas incandescentes (amarelas) por de LED. O município conta com 32.800 pontos de iluminação, destes mais de 10 mil já foram substituídos na zona rural e na sede da cidade. A expectativa do programa é, até o fim do ano, atingir todos os pontos com o novo sistema, segundo Mancipor Lopes, diretor do Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM), autarquia responsável pela gestão da iluminação pública.

“Estamos falando de um avanço significativo. A tecnologia LED vai permitir economia de mais de R$ 600 mil por mês nos custos com energia elétrica, além de oferecer uma iluminação mais clara, duradoura e segura”, explica Mancipor.

As equipes do Ilumina Marabá atuam no bairro Novo Horizonte em várias Folhas da Nova Marabá (1, 4, 5, 6, 7, 8, 15, 23 e 29), onde quase 900 pontos de iluminação serão trocados. As equipes estão completando a Avenida Antônio Maia, com a substituição dos LEDs antigos, e o canteiro central da Rodovia Transamazônica, no trecho entre o aeroporto e a Rotatória do KM-06.

O Ilumina também já chegou na Morada Nova e nas Vilas na zona rural como Murumuru, Pão Seco, Sarandi, Matrixã e KM-25. Residencial Tiradentes, Francolândia e Vila Espírito Santo, São Félix III. Cerca de 300 pontos foram instalados nas Vilas São Pedro, Capistrano de Abreu, União, Três Poderes e Santa Fé.

Outros bairros que receberam a nova iluminação estão: Bairro da Paz, Bela Vista, Jardim União, Residencial Jardim Imperial e Filadélfia, onde os serviços já foram finalizados, restando apenas postes que, por algum motivo, não puderam ter as luminárias substituídas. Ruas dos bairros São Miguel da Conquista, Novo Horizonte, Belo Horizonte, Vale do Itacaiunas, Bom Planalto, Cidade Nova, Laranjeiras, Liberdade, Folha 35 e Independência também receberam o programa.

Texto: Kauã Fhillipe
Fotos: Sávio Calvo e Willielton Cardoso (drone)