Imunização: 3ª fase da vacinação contra gripe inicia dia 11 e tem novas medidas para evitar aglomerações
Nesta etapa da vacinação, o público alvo será dividido em dois períodos e não haverá dia D.
A terceira fase da Campanha de vacinação contra a Influenza A (H1N1), que ocorreria inicialmente entre os dias 09 a 22 de maio, sendo o Dia D de mobilização nacional, em 9 de maio, foi alterada para o período entre 11 de maio a 05 de junho, havendo divisão desta terceira fase em duas etapas e cancelamento do dia D.
Esta fase da campanha tem como público alvo as gestantes, puérperas, crianças entre 06 meses a 5 anos de idade, pessoas de 55 a 59 anos e professores do ensino básico ao superior. Estes grupos ficarão divididos assim: Na primeira fase, do dia 11/05 a 17/05 serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, pessoas com deficiência, Gestantes e Puérperas até 45 dias. Na segunda fase, do dia 18/05 a 05/06 serão vacinados os adultos de 55 a 59 anos de idade e Professores das escolas públicas e privadas
As medidas tem como objetivo evitar aglomerações nas Unidades de Saúde. O departamento de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está aguardando a chegada das doses da vacina para dar continuidade a campanha contra a gripe no município.
Nessa fase a SMS espera-se receber da Sespa, 40 mil doses da vacina. Segundo a enfermeira Cinthia Mendes, o maior público aguardado é o das crianças, mais de 27 mil doses serão destinadas a elas.
“Essa será a maior meta da campanha no município. Nas outras fases houve uma boa procura principalmente por parte dos idosos, 14.594 procuraram a vacina superando a meta quer era de 13.330, atingimos 100% da meta, na verdade até superou”, enfatiza a enfermeira.
Por outro lado, estima-se que até o final de junho, aproximadamente 14.600 pessoas entre 20 e 49 anos compareçam as Unidades de Saúde para se prevenirem também contra o Sarampo. A vacina pode ser encontrada em qualquer posto de saúde e protege contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola.
“Na verdade temos observado que o isolamento social para o enfrentamento contra o coronavírus também está diminuindo as notificações de sarampo no município, uma vez que o Sarampo também é uma doença transmitida via respiratória. Mas pedimos às pessoas que ainda não estão imunizadas que procurem a vacina”, alerta Cinthia.
Fique atento às novas datas:
3ª FASE
11/05 a 17/05 (1ª Etapa)
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade
Pessoas com deficiência
Gestantes
Puérperas até 45 dias
18/05 a 05/06 (2ª Etapa)
Adultos de 55 a 59 anos de idade
Professores das escolas públicas e privadas
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio