
SMS: Doses de imunização do calendário vacinal estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde
A Prefeitura de Marabá informa que todas as doses de imunização do calendário vacinal e de campanhas estão disponíveis em todas as 23 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. O calendário vacinal foi atualizado para 2025, conforme a Nota Técnica N° 23 do Ministério da Saúde, de 19 de fevereiro de 2025, as vacinas contra gripe e COVID-19 foram incluídas no esquema de imunização. Ou seja, a partir 6 meses de vida todos devem ser imunizados, seguindo a recomendação de reforço conforme a idade, sendo garantida ao público geral uma dose por ano. Já a vacina contra a dengue é destinada, nesse momento, para crianças de 10 a 14 anos.
“Sobre a Covid-19, foi implementada também no calendário vacinal, em 2024, para crianças e em 2025, ela passa a ser ofertada para gestantes, dentro do calendário vacinal, para idosos e uma dose para a população em geral, caso não tenham comprovação vacinal ou não tenham recebido nenhuma dose anterior”, explica a coordenadora de Imunização de Marabá da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Claudenise Santos.

Claudenise Santos, coord. de Imunização da SMS
A coordenadora de Imunização chama a população para se vacinar nas Unidades Básicas de Saúde, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, sem interrupção durante o horário de almoço. “O ato de vacinação é um ato de proteção, é um direito da criança também, então é importante que as mães procurem as UBS para atualizar a carteirinha. Os idosos e as gestantes também fazem parte do grupo de risco, hoje a gente continua em campanha em relação à influenza, que é a vacina contra a gripe. Então a gente chama que a população compareça às UBS para receber a dose”, recomenda Claudenise.
Novas atualizações do MS
No que diz respeito à vacina contra a dengue, que no município de Marabá é destinada, no momento a crianças e adolescentes (10 a 14 anos), o Ministério da Saúde apresenta atualizações. Segundo a Nota Técnica N° 24/2025, as secretarias de estado de Saúde devem adotar estratégias de vacinação quando as doses do imunizante estiverem com curto prazo de validade. A orientação do MS é que seja ampliada a faixa etária do público-alvo, a fim de evitar perdas de doses.
Texto: Fabiane Barbosa
Fotos: Arquivo