Saúde: Jovens de 15 a 19 anos, que não tomaram a vacina contra o HPV, podem receber imunização de resgate
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Imunização, promove vacinação de resgate para os jovens de 15 a 19 anos, que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina contra o HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano).
Segundo o coordenador de imunização da SMS, Paulo Jânio Barbosa, a vacinação de resgate segue até o dia 2 de junho em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Ele ressalta que para o público de 9 a 14 anos, a vacina também está disponível, em dose única, em qualquer período do ano.
“Essa dose para pessoas de 15 a 19 anos é uma dose de resgate para quem não tomou ainda nenhuma dose de HPV e pode fazer a dose de resgate que é apenas uma dose. As outras doses para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, sempre estiveram disponíveis nas unidades, só que ela mudou de duas doses para uma, ou seja, agora é dose única, recomendação do próprio Ministério da Saúde”, explica.
Devido à baixa procura pela vacinação nas Unidades Básicas de Saúde, o coordenador de imunização solicita aos adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que procurem uma unidade de saúde mais próxima para se imunizar, já que o HPV é um vírus que infecta a pele ou mucosas (oral, genital ou anal) das pessoas, provocando verrugas na região genital e ânus e câncer, a depender do tipo de vírus.
“A infecção pelo HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) e a vacina é a melhor forma de proteção para meninos e meninas”, enfatiza.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Arquivo