Educação: Revitalizada e ampliada, Escola Luzia Nunes Fernandes é oficialmente entregue à comunidade escolar
Uma das escolas mais conhecidas da Nova Marabá, Luzia Nunes Fernandes, foi reinaugurada para a população da Folha 28 e redondezas, na tarde desta quarta-feira, 27. A cerimônia oficial contou com a presença de várias autoridades municipais, além dos 44 servidores do espaço e comunidade escolar. A banda municipal Waldemar Henrique da Fundação Casa da Cultura (FCCM) também marcou presença.
Para a atual gestora, Laurecy Costa, o sentimento é de gratidão não apenas dela, mas de todos os que fazem parte do espaço. “É uma grande satisfação receber essa escola toda revitalizada e ampliada. A gente percebe isso não somente nos nossos alunos quando chegam, mas também nos pais. É notável e isso agrada aos olhos de todos nós. Foi uma conquista e tanto”, elucida.
A secretária de Educação Marilza Leite parabeniza os servidores e alunos pela conquista e ressalta que a inauguração da escola coincidiu com o mês de aniversário de 33 anos do espaço.
“Estamos felizes, pois retomamos as nossas inaugurações e, hoje, entregamos essa escola que é bastante tradicional e agora está com esse espaço maravilhoso, com novas salas e com certeza essa obra vem trazer aos alunos um ambiente mais prazeroso e isso traz um aprendizado mais facilitado. É isso que nós esperamos sempre”, destaca.
A escola foi construída inicialmente na década de 1990 para atender alunos das Folhas 27 e 28 apenas com o ensino fundamental. O antigo prédio foi parcialmente demolido e construído um novo espaço com desenho arquitetônico, atendendo também o ensino médio. A escola tem uma média de 400 alunos do ensino fundamental de 1º ao 5º ano, nos turnos manhã e tarde, e cerca de 120 alunos do ensino médio, no período noturno. A escola conta com 12 salas de aula, laboratório de informática, sala de leitura, espaços administrativos, refeitório, cozinha, banheiros e agora um auditório novinho. A parte externa da escola foi completamente transformada e o muro lateral foi elevado.
O secretário de Obras Fábio Moreira reitera que houve requalificação e climatização de todas as salas, promovendo mais conforto.
“Com essa reforma completa, o auditório, que já não era mais utilizado devido ao estado em que estava, foi revitalizado e climatizado, como já era um pedido dos servidores. Além disso, fizemos a cobertura da quadra e agora os alunos podem fazer suas atividades sem preocupação de sol ou chuva. Também fizemos toda a parte de acessibilidade e a cobertura que não havia na entrada”, aborda.
O prefeito Tião Miranda salienta a importância de investir na educação para se ter um país melhor. “É uma coisa muito boa ver a garotada toda feliz com essa revitalização, que deixou a escola de cara nova, e também ver a educação melhorando, isso aí é o futuro, porque investir na educação faz com que o país, o estado e o município melhorem”, assegura.
Para o vice-prefeito Luciano Dias, as estruturas adequadas e a motivação dos servidores e alunos promovem um índice de educação cada vez melhor.
“As reformas e ampliações das escolas melhoram a qualidade do atendimento, da aprendizagem e isso contribui para a educação em Marabá. Cada dia que passa a gente tem avançado, graças ao trabalho árduo da Secretaria Municipal de Educação, em prol de uma educação cada vez melhor, levando conforto aos professores e alunos, que vão se sentir acolhidos”, aborda.
Acolhida e com bastante vontade de estudar está a aluna Sara Sofia, 10 anos, no 5º ano, que estuda desde o 3º ano na escola. “As paredes eram riscadas, as mesas eram velhas, machucavam a gente e não tinham essas pedras no jardim, era só terra e isso sujava muito a escola. Agora está uma maravilha, eu gostei muito e não quero mais sair da escola” descreve.
A gratidão também toma conta da pequena Laura Valentina, 7 anos e aluno do 2º ano. “Eu estou amando, sempre esperei por essa inauguração e estou muito feliz”, comenta.
Assim como as estudantes, a professora Geane Moraes está com a felicidade estampada no rosto. A pedagoga trabalha desde 2013 no espaço, mas a relação com a escola vem desde muito tempo.
“Eu me sinto parte da história do Luzia Nunes, pois frequento esse espaço desde 1993, quando minha mãe era servidora aqui e eu fazia aulas de ginástica. Então, esse momento, essa vitória, é muito importante para melhorar o processo de ensino-aprendizagem, como a climatização por exemplo, que vai trazer mais conforto. Eu fico muito feliz por essa conquista, pois a nossa escola não tinha essa harmonização e precisávamos muito disso para que ela pudesse ser reorganizada”, conta.
Para o chefe de gabinete da prefeitura, Walmor Costa, a entrega da escola é reflexo do compromisso que a gestão tem com o cuidado com as pessoas.
“Essa gestão é comprometida com o desenvolvimento da cidade, com todas as áreas. A entrega de várias escolas totalmente revitalizadas e ampliadas, a construção de várias outras, só demonstra o comprometimento da gestão em cuidar dos marabaenses”, ressaltou.
Também presente na cerimônia, a vereadora Cristina Mutran conta a satisfação em participar do momento e relembra a primeira inauguração do espaço, em 1991, pelo então prefeito Nagib Mutran Neto, esposo da parlamentar.
“Para mim é uma satisfação participar dessa história, em que a avó do meu esposo e ex-prefeito de Marabá é homenageada. Essa obra representa um presente à comunidade estudantil aqui da Folha 28, com essa ampliação, modernização da escola que homenageia o nome de dona ‘Lousa’, como ela era conhecida” narra.
“Eu conheci a dona Lousa, ela era uma pessoa muito receptiva e que veio do Tocantins para Marabá. Dedicou-se muito a esse município e por isso nós vimos que ela merecia ser homenageada, então a escola recebeu o nome dela na gestão do Nagib Mutran Neto”, comenta o vereador Miguelito, responsável pelo decreto que nomeou a escola.
A homenageada
Luzia Nunes Fernandes nasceu em 01 de agosto de 1908, no município de Boa Vista, Goiás, atual estado do Tocantins. Foi professora leiga durante 20 anos em sua cidade natal, mas seu grande objetivo profissional era fazer o curso de pedagogia, porém não teve a oportunidade. Quando a filha se casou, mudaram-se para Marabá e Luzia passou a lecionar em uma escola particular. Além de ser professora primária, também ministrava aulas de instrumentos musicais, como violão. Faleceu em 27 de julho de 1985, em Marabá.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Sara Lopes, Jordão Nunes e Nathália Costa
Confira outras fotos: