Saúde: Revitalizada, ampliada e referência no atendimento, USF Pedro Cavalcante é inaugurada
A comunidade do núcleo Cidade Nova recebeu nesta quinta-feira (23), a nova Unidade Saúde da Família (USF) Pedro Cavalcante, que é referência no atendimento médico aos moradores dos bairros do núcleo, como Amapá e Novo Horizonte, entre outros, sendo um dos postos de saúde mais antigos de Marabá.
“A Pedro Cavalcante além de ter sido bem ampliada, foi toda revitalizada, ficou show de bola. A Unidade é uma das mais antigas e atende um público enorme. E é isso, os investimentos em saúde continuam acontecendo. Logo iremos inaugurar o (novo Centro de Referência Integrado à Saúde da Mulher) Crismu, temos o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) também sendo feito. Vamos continuar investindo na saúde que é a área que a Prefeitura mais investe recursos próprios. Foram cerca 33% no ano passado. Então vamos trabalhando, que Deus vai ajudando”, destacou o prefeito de Marabá, Tião Miranda.
A USF Pedro Cavalcante ganhou um segundo piso e dispõe de sete novos consultórios, utilizados para atendimento médico e de enfermagem. A unidade possui uma equipe com mais de 50 profissionais, entre médicos clínicos gerais, enfermeiros, técnicos em enfermagem, serviços gerais, administrativos e auxiliares de regulação.
A gerente da unidade Pedro Cavalcante, Lohanna Beatriz, destaca que os serviços já estão disponíveis para a população. “Estamos muito felizes com nossa casa nova. Temos 21 novos ambientes para atender melhor o servidor e à população. As consultas já estão funcionando e são agendadas toda segunda-feira. Atualmente, contamos com quatro médicos, cinco enfermeiros, três equipes de estratégia da Saúde na Família e da Atenção Primária”, explica.
A partir da ampliação, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) ganharam sala própria, assim como a gerência e o almoxarifado. Com os 21 novos ambientes, a USF totaliza 44 espaços no novo prédio, incluindo um auditório novinho.
Melhorias que impactam a vida da Deuzirene Lopes da Silva, que trabalha no administrativo da unidade. “Eu fico até sem palavras porque a gente conheceu o nosso ambiente como era antes e, hoje, a gente tem um ambiente melhor, mais confortável para atender o nosso paciente. A gente até se emociona, porque no meu caso, o que eu conheci o seu Pedro Cavalcante, tive esse prazer. Por isso é muita alegria ver a nossa estrutura perfeita para melhor atender o nosso paciente. Nossa comunidade agradece e nós, como profissionais, temos que agradecer mesmo”, opina.
Se a Deuzirene está feliz com a melhoria na capacidade de atendimento, a Liliane Cruz, moradora do bairro Amapá e usuária dos serviços do postinho, não poderia ser diferente. “Vemos que é um posto com muita demanda, mas estamos sempre sendo bem recebidos. Sempre consigo os atendimentos que preciso. A expectativa é de que agora melhore ainda mais. É um privilégio ver uma ampliação dessas, sabemos que o Amapá tinha essa necessidade. Agradecemos pelo olhar dos gestores de identificarem e trabalharem para isso”, comemora Liliane.
Além dos sete consultórios e da parte administrativa, o novo espaço da USF possui sala de triagem, sala de vacinação, farmácia, sala de curativos, regulação, sala de esterilização, seis banheiros, sendo dois para Pessoas com Deficiência, sala de Hiperdia (programa de atendimento para pacientes com hipertensão e diabetes), sala do cartão do SUS, sala de procedimento e dois consultórios de odontologia.
“É sempre um grande prazer inaugurar algo da saúde. Nós praticamente dobramos a USF porque antes nós tínhamos três consultórios, hoje nós temos sete, mais dois de odontologia e melhoramos muito a parte da infraestrutura administrativa. A área de reforma era 330 metros quadrados, hoje, com a ampliação, alcança 690. Isso é um investimento muito grande. Em relação à infraestrutura administrativa no térreo, nós temos cozinhas, área para os funcionários, com banheiro, vestiário. Construímos um auditório que facilita quando houver necessidade de dar algum treinamento. Temos o arquivo e temos uma área de acesso, melhorando muito a capacidade de atendimento com equipamentos novos, monitoramento. Além do paisagismo, que é uma marca hoje da gestão para termos um ambiente bem mais agradável para todo mundo”, descreve a secretária de obras, Ana Betânia Moreira.
A secretária de saúde, Mônica Borchart, destaca que o município tem trabalhado para propiciar um atendimento cada vez mais humanizado à população. “Aqui era uma unidade grande, mas aumentamos muito. Representa mais capacidade de atendimento ao médico, aos enfermeiros. Antes precisávamos revezar, agora temos uma unidade ampla para esse conforto de toda nossa população. Quando falamos em uma unidade espaçosa, falamos de uma unidade humanizada, desde o aguardo do atendimento. No adoecer precisamos ser cuidados. E uma UBS com infraestrutura boa ajuda a propiciar isso”, conclui.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes, Jordão Nunes e Wilielton Cardoso
Confira outras fotos: