A cerimônia de inauguração do Centro de Referência Especializado de Assistência  Social (CREAS) da Nova Marabá foi promovida nesta segunda-feira, 14, na Folha 30, Nova Marabá, próximo à Delegacia de Polícia Civil.

O órgão funciona desde o início de junho com atendimentos de média complexidade, ou seja, quando ocorre a violação de direitos de crianças e adolescentes, mulheres e idosos, por exemplo. O segundo CREAS amplia o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), em Marabá.

O prefeito Toni Cunha revelou que havia uma espera de 10 anos para a implantação de uma segunda unidade do CREAS no município, que a atual gestão colocou para funcionar em 07 meses, ampliando a área de cobertura para os Núcleos Nova Marabá, São Félix e Morada Nova e zona rural.

“O CREAS é um equipamento de média complexidade que visa fortalecer vínculos e as famílias não se percam. A gente sabe que a família é fundamental para manter a integridade das pessoas, tirar as pessoas da vulnerabilidade. Podem ter certeza que o nosso governo não abrirá mão de atuar no social porque tem pessoas que a gente precisa colocar a mão e resgatar para evitar, posteriormente, perdas maiores”, ressaltou o gestor.

Um dos principais objetivos do novo CREAS é desafogar os atendimentos que, até então, estavam concentrados no CREAS do Núcleo Cidade Nova. Segundo a Secretária Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), Mônica Thompson, os casos de violações de direitos no seio familiar terão um novo espaço para atendimento com o CREAS da Nova Marabá.

“É um importante equipamento sendo entregue para a comunidade, para que todos possam fazer uso, principalmente as pessoas que tenham, por alguma razão, um direito violado. É um equipamento importantíssimo porque só tinha apenas um e que vai agregar esses atendimentos para a população aqui da Nova Marabá”, destacou.

O espaço tem auditório, salas para orientação individual e jurídica, brinquedoteca, setores administrativo e para os técnicos que compõem o quadro de servidores do centro. Entre os profissionais, estão assistentes sociais, psicólogo, pedagogo e advogado.

Emocionado, o coordenador do CREAS Nova Marabá, Van Camelo, ressaltou que o sentimento é de muita alegria e de responsabilidade acima de tudo. “Marabá esperava há mais de uma década por esse equipamento e hoje a gente tem para atender a população desse lado. O equipamento está muito completo, robusto, assim como a população merece. A gente vai ter esse olhar de muito carinho”.

Para Cesar Lima, que representou os usuários do centro na cerimônia, o espaço foi pensado sob a perspectiva do acolhimento humanizado. “É um momento muito gratificante, muito feliz, estar aqui hoje representando a minha comunidade, sou morador da Folha 28. Ver esse espaço é muito importante, traz muita felicidade mesmo. Acho que o discurso do Van contemplou muito a gente, o quanto esse espaço era esperado, o quanto vai ser importante para nós usuários da política de assistência. É um espaço muito acolhedor, acho que foi pensado de uma maneira bem humanizada”, comentou.

O CREAS Nova Marabá fica localizado na Folha 30 próximo à Delegacia da Polícia Civil e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Confira outras fotos:

Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes e Rapharazzo