Ipasemar: Instituto realiza palestra com temas especiais para aposentadas e pensionistas
O Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Marabá (Ipasemar) realizou uma palestra para mulheres aposentadas e pensionistas do órgão abordando temas como violência contra a mulher, saúde mental e educação financeira. O momento aconteceu na manhã desta sexta-feira, 22.
As palestras e ações de orientação com os segurados do órgão são realizadas ao longo do ano, seja em junho, no Dia do Servidor Aposentado ou nos meses de outubro e novembro, com as campanhas de conscientização sobre os cânceres de mama e próstata. No mês de março, a programação é voltada para as mulheres.
“É idealizado para oferecer conhecimento às mulheres, mesmo que agora aposentadas, mas elas ou já passaram algum tipo de violência ou conhecem familiar, uma colega, vizinha, alguém que sofre esse tipo de violência. A ideia do evento é disseminar essa cultura de conhecimento sobre os direitos da mulher, sobre aquilo que ela pode buscar de informações, de cursos, de conhecimento para ajudar a ela e outras também”, explica Ewelly Sales, Assistente Social do Ipasemar.
A professora aposentada Jane Cleide Oliveira estava entre as participantes da palestra. Para ela, o momento foi importante porque ajuda a saber como proceder nos casos em que o direito de uma mulher não é respeitado.
“Quando a gente se aposenta, a gente fica muito em casa, parada e quando o Ipasemar traz esse tipo de assunto sobre violência contra a mulher, nós aprendemos porque vemos pessoas próximas passando por isso e não sabemos como ajudar. Com as orientações que nos deram, sabemos como orientar as pessoas que sofrem essas violências”, ressalta.
Além das violências física e sexual, mulheres também podem ser suscetíveis à violência psicológica, moral, patrimonial e econômica. Kelvia Hellen Costa é pedagoga da Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) e foi a responsável pela palestra. Ela utilizou dinâmicas e relatos para promover a participação das mulheres e aproveitou também para falar sobre a rede de atendimento à mulher em Marabá.
“Nós trazemos dinâmicas para quebrar o gelo, para elas participarem mesmo, contarem suas vivências. A rede de apoio é uma grande parceira porque sem a rede de apoio é como andar em círculos. Então, se uma informação saiu aqui do Ipasemar, com certeza a pessoa vai procurar uma rede de apoio, instituições que vão saber orientá-las para procurar ajuda”, afirma.
Uma das mulheres que participaram da palestra e compartilharam um pouco de sua trajetória, incentivando mulheres a buscarem seu lugar na sociedade, foi Soraya Amoury, enfermeira aposentada.
“Tem muitas mulheres que estão sofrendo caladas. Vemos altos níveis de feminicídio e tem mulheres que continuam muito submissas. Eu levantei a bandeira para que elas sejam corajosas e independentes. A mulher tem que se valorizar. Muitas mulheres sofrem caladas, pensam que violência é só física, há vários tipos de violência , patrimonial, sexual, psicológica. Isso serve para explicar. Cada uma que sai daqui vai ser multiplicadora do que aprendeu hoje aqui”, pontua.
O momento finalizou com orientações quanto à educação financeira para que as mulheres aposentadas saibam como administrar seu dinheiro nesta fase da vida.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio Santos