Janeiro Branco: UBS Edvan Xavier ganha programação especial para cuidados da mente
A Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS), por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) , realiza uma programação sobre os cuidados da saúde mental da campanha Janeiro Branco, em todas as UBS de Marabá. Com o tema deste ano “O que fazer pela saúde mental, agora e sempre?”, rodas de conversas são realizadas com os profissionais de saúde e suas equipes.
Maria Luiza, gerente da UBS Edvan Xavier, no bairro Araguaia, fala da importância da programação e de como é necessário essa assistência e aprendizado para todos os funcionários.
Ela pontua que a conversa sobre cuidados com a saúde mental, ter hábitos saudáveis, cuidar de si, ler um livro, fazer exercícios físicos, entre tantos outros hábitos saudáveis, que levem a alcançar metas de vida, são importantes. É importante desacelerar e evitar levar problemas para casa. Os profissionais de saúde principalmente, por levarem uma vida agitada no local de trabalho, onde precisam ter uma atenção humanizada para atender centenas de pessoas que passam pelas UBS.
“Essa ação é muito importante, estamos com profissionais adoecidos desde a pandemia. Essa roda de conversa vai ajudar e orientar nossas equipes de trabalho com dinâmicas e brincadeiras. Pequenas ações podem mudar muito nossa qualidade de vida.”, afirma.
No final da programação, houve uma confraternização e distribuição de brindes para os profissionais, que partilharam mais sobre a importância daquele momento. A enfermeira do CAPS, Daniela Mourão Santiago fala da ação, que a saúde mental precisa ser cuidada de janeiro a janeiro.
“Trazer a importância desses cuidados é salvar vidas, dá qualidade para cuidar do sono, da alimentação, do trabalho em harmonia, do lazer. A equipe da Saúde em geral, tem uma escuta diferenciada, você precisa estar bem para ter uma devolutiva de qualidade. É preciso cuidar do outro”, explica.
A gerente Maria Luiza completa que recebe inúmeras situações dos pacientes, com problemas emocionais.
” Os profissionais identificam e já acolhem, pedem ajuda para outros órgãos, como a Assistência Social, Polícia e até mesmo o CAPS. Situações que todos os dias são presenciadas. Muitas vezes o paciente procura uma UBS, não porque precisa de atendimento médico, mas só para ser ouvido, para conversar, ser acolhido, se abrir”, afirma.
Maria Luiza ressalta que a saúde mental é fundamental para o bem-estar geral de uma pessoa. Ela influencia a forma como o indivíduo pensa, sente e age no diariamente, além de afetar a maneira como lida com o estresse, as relações interpessoais e as dificuldades da vida. Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física, pois ambos os aspectos estão intimamente conectados. Por isso, é importante desmistificar o estigma que ainda envolve as questões de saúde mental e incentivar as pessoas a procurarem ajuda profissional quando precisarem.
Promover o bem-estar mental é um esforço coletivo que passa por cada indivíduo, mas também por toda a sociedade, ao criar espaços de acolhimento, compreensão e respeito. Com uma atenção cuidadosa é possível melhorar a qualidade de vida e, muitas vezes, prevenir o desenvolvimento de transtornos mais graves.
Texto: Sarah Maria
Imagens: Sara Lopes