Janeiro Branco: Servidores da UBS Jaime Pinto participam da ação de cuidados à saúde mental
O que fazer pela saúde mental agora e sempre? Além de ser um questionamento reflexivo, essa indagação é o tema da campanha Janeiro Branco 2025, que é uma mobilização em prol do bem-estar emocional de forma integral, seja no convívio social ou individualmente. Pensando em cuidar de quem cuida, a equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Marabá está realizando ações com os servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A UBS Jaime Pinto, no bairro Belo Horizonte, recebeu a palestra na quinta-feira, 23. Os servidores também participaram de uma oficina de produção de composto para escalda-pés, feito com ervas medicinais e óleos essenciais.
Segundo a artesã, Michelly Lima França, que é da equipe do CAPS e coordenou a realização da dinâmica, o objetivo é criar uma experiência sensorial, de integração e transmissão de conhecimento tradicional sobre os benefícios que as ervas medicinais proporcionam.
“Cada UBS que a gente vai, eles ficam assim muito satisfeitos pelo empenho, eles amam. Todo ano que a gente faz é assim, todo mundo participa e se alegra. Eu acho que trouxe essa qualidade de vida, a gente sentiu tanto no tato quanto no olfato essas sensações de prazer, de alívio que as ervas trouxeram pra gente hoje”, explica.
Para a técnica de enfermagem, Silvia de Lizandra, que sempre participa das ações da campanha, usar a medicina natural em tratamentos e prevenções faz parte não só da vivência pessoal, mas também da indicação profissional.
“Eu gosto muito, tenho muito a ver com essas ervas, com esse jeito meio que natural. Lá na sala do procedimento a gente sempre fala pros nossos pacientes usarem o Mastruz, o Algodão, usar a Couve pra sucos. A gente sempre vem com a psicóloga e toda vez que ela vem, ela traz essas novidades e toda vez que ela traz a gente tá assim meio jururu e aí, de repente, traz aquele momento relaxante pra gente. Porque a gente precisa muito, e a gente aproveita o máximo que pode”, declara.
Outro que participou da oficina foi o médico Sandro Moreira e avaliou o momento de integração fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho em equipe.
“Acredito que é sempre importante interagir com a nossa equipe, ter um momento de a gente se conhecer melhor e ter outras experiências que não sejam necessariamente só trabalho porque dia após dia, a gente convive, passa por situações estressantes, somos as pessoas que vão receber outras pessoas e fazer essa parte do acolhimento. Onde precisamos estar bem pra fazermos o nosso melhor com os pacientes”, afirma Dr. Sandro.
As ações da campanha Janeiro Branco nas UBS iniciaram no dia 20 e vão até 31 deste mês. Segundo a psicóloga Kettele Albuquerque, levar um momento reflexivo para o ambiente de trabalho tem o intuito de lembrar que o bem-estar mental também é uma política de saúde pública.
“Quando eu trouxe essa palestra, falei sobre políticas públicas, sobre o coletivo pra lembrar que a gente não é sozinho. Pra conseguirmos fazer o escalda-pés, por exemplo, temos que estar com as políticas públicas funcionando para que a gente tenha cabeça para funcionar nesse momento, estar tranquilo porque o primeiro sintoma é o desleixo. Trazer essas reflexões é para lembrar desses sintomas. O que fazer por mim quando eu parar de cuidar de mim? A quem eu vou pedir ajuda? Tem alguém que eu possa pedir ajuda no trabalho ou em casa?”, explica a psicóloga.
A campanha Janeiro Branco idealizada pelo psicólogo e escritor brasileiro Leonardo Abrahão, em 2014, tornou-se um movimento que faz parte do calendário nacional e desde 2023 é reconhecido oficialmente por meio da Lei Federal nº 14.556, que instituiu a campanha para a promoção da saúde mental.
Texto: Fabiane Barbosa
Fotos: Sara Lopes