Saúde: CTA/SAE promove abertura da campanha Julho Amarelo de combate às Hepatites Virais
Foi realizado na segunda-feira, 1º, no auditório da Faculdade Carajás, a abertura da Campanha Julho Amarelo de 2024, com o tema “Atenção e proteção a hepatites virais, sem perceber você pode ter”. Participaram da ação, estudantes da área da saúde e profissionais da saúde da região.
Durante o mês de julho, a Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS) realizará um cronograma de ações voltadas à conscientização e combate às hepatites virais, por meio do Serviço de Atendimento Especializado / Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA).



“É uma campanha que dá ênfase à luta contra hepatites virais. A abertura acontece agora, mas seguiremos durante todo mês de julho realizando ações. É um momento importante para Marabá e os municípios vizinhos que são atendidos pelo SAE/CTA de Marabá”, comenta Katiane Chaves, coordenadora do CTA, que destaca a importância de se prevenir contra a doença.

“É importante que se faça o teste, é rápido, seguro e sigiloso. Ao ser diagnosticado precocemente as Hepatites tanto B e C tem possibilidade de tratamento e monitoramento e a hepatite C tem cura”, explica.
A enfermeira do CTA/SAE, Marluce da Silva de Freitas, foi uma das palestrantes, que explicou a importância dos testes rápidos. “Falamos sobre o grupo do funcionamento do SAE/CTA e abordamos as características das hepatites virais, que são nosso foco principal”, ressalta.

A Flávia Madeira, coordenadora do setor de estágio e empregabilidade da Faculdade de Carajás, reitera a parceria com a Prefeitura para os alunos e sociedade em geral. “Nossos alunos costumam participar das ações gerando experiência para eles e mais agilidade no atendimento à população. São parcerias importantes que visam o bem-estar da comunidade em geral”, destaca.

A programação continua com ações com orientações a respeito das hepatites virais, realização de testes rápidos de todas as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s) e distribuição de preservativos em vários locais da cidade. Confira:
- 06/07 (sábado), a partir das 08 horas, na Escola Técnica Grau Técnico, na Folha 30 Quadra 01 Lote 34, Nova Marabá; e 06/07 (sábado), a partir das 14 horas, na Escola Técnica Carajás, na Folha 31 Quadra 11 Lote 07, Nova Marabá;
- 13/07 (sábado), a partir das 14 horas, na Escola Técnica Carajás; e de 10 às 18 horas, no Shopping Partage, na Nova Marabá;
- 20/07 (sábado), de 08 às 17 horas, na Praça Liberdade, bairro Liberdade;
- 21/07 (domingo), de 08 às 14 horas, na Feira do bairro Laranjeiras;
- 27/07 (sábado), de 08 às 17 horas, em São Félix;
- 28/07 (domingo), de 08 às 14 horas, na Feira da Folha 28, Nova Marabá;
Serviço
O SAE/CTA está localizado na Folha 31, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. E é aberto a toda a população. “Quem deseja realizar o teste, a gente está aberto a esse atendimento e faz a testagem, uma ficha de cadastro. Se o resultado for positivo, a gente encaminha para avaliação médica, e aí faz todo esse monitoramento e acompanhamento do paciente”, explica.



Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes