Julho Amarelo: Bairro Liberdade recebe ação de combate às hepatites virais
A campanha Julho Amarelo, promovida pelo Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, realizou várias ações aos finais de semana do mês das férias. O objetivo da campanha foi intensificar a testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C, além de distribuir preservativos e fornecer orientações sobre a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s).
Segundo a enfermeira Michele Hevelin, responsável pela ação na Praça da Liberdade, no sábado, 20 de julho, as testagens rápidas fazem diagnóstico precoce e prevenção. Além da Praça da Liberdade, a campanha esteve presente no curso Grau Técnico, Shopping Partage, na Nova Marabá, e na feira do Bairro Laranjeiras.
Otávio Pereira da Silva Lopes, de 53 anos, foi um dos beneficiados pela ação na Praça da Liberdade. “Fiz o teste, graças a Deus. Fui bem recebido e tratado. Agradeço muito, porque nem sempre a pessoa tem a oportunidade de fazer um exame que custa caro. Achei a iniciativa muito boa, é uma vantagem para todos”, comenta Otávio.
A campanha Julho Amarelo conscientiza a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das hepatites virais. As hepatites B e C, se não tratadas, podem causar cirrose, câncer e até mesmo levar à morte. Além do uso de preservativos, é essencial não compartilhar materiais perfurocortantes, como alicates e agulhas, e objetos de uso pessoal, como escovas de dente. A testagem periódica é indicada para manter a saúde em dia.
O SAE/CTA, localizado ao lado do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), na Folha 31, quadra e lotes especiais, está de portas abertas ao público de segunda a sexta-feira, das 07 às 17 horas.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Nathália Costa