Junho Violeta: CRAS e Cipiar participam de ações que alertam para o combate à violência contra a pessoa idosa
Com o objetivo de alertar a sociedade sobre a conscientização a todas as formas de violência contra a pessoa idosa, foi realizada na manhã desta sexta-feira, 14, uma ação envolvendo os idosos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro Integrado de Atenção à Pessoa Idosa (Cipiar). Os idosos participaram de palestras, atividades físicas e café da manhã, como parte da programação do Junho Violeta no município.
A mobilização ocorre durante todo o mês de junho. Amanhã, 15 de junho, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data instituída pela Organização das Nações Unidas, em 2011, com o propósito de sensibilizar a sociedade sobre o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa.
Em Marabá, a ação do Junho Violeta ocorre há três anos com ações nas escolas, nos Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e também junto ao Cipiar (Centro Integrado de Atenção à Pessoa Idosa Antonio Rodrigues). Nesta sexta-feira, 14, os idosos reuniram-se na Praça da Bíblia no núcleo Cidade Nova.
“Estamos com o mês todo de conscientização com trabalho junto às escolas e CRAS, uma grande parceria e temos também a parceria do Ministério Público nessa movimentação ao cuidado da pessoa idosa. Agradecemos a Sevop e a Secretaria de Saúde. Tudo tem somado na defesa da pessoa idosa e há as leis que foram instituídas pela Câmara e o Executivo. Esse é o terceiro ano de ações”, pontuou Helani Moreira, presidente do Conselho Municipal de Defesa aos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDPI).
Aos 70 anos, o aposentado José Gonçalves diz que é um momento muito especial quando se reúne com os demais colegas para participar de eventos como este na praça.
“Me sinto muito bem aqui com meus amigos e aguardando as palestras, pois é importante respeitar os idosos e os mais jovens também respeitar a todos”, diz o senhor José Gonçalves.
De acordo com o Conselho Municipal de Defesa da Pessoa Idosa, no ano passado houve o registro de 46 denúncias de maus tratos a pessoa idosa em Marabá, e somente neste ano, de Janeiro a Maio, já foram 37 denúncias. A Coordenadora do Cipiar pede que as pessoas continuem a fazer as denúncias e que não se calem diante da violência contra a pessoa idosa.
“É um mês em que eles reivindicam seus direitos e também mostra para a sociedade que o idoso precisa ser respeitado. E isso é educação, vem de casa. Não precisava o poder público estar divulgando, pois a educação passa valores familiares. Para vocês terem uma ideia, só esse ano, só nesse primeiro semestre nós já tivemos 37 denúncias de violações de direitos de idosos. Essas denúncias foram feitas através do Disque 100, do telefone próprio do Conselho, que garante o sigilo também das denúncias “, informa Adriana Ferreira, Coordenadora do Cipiar.
Para formalizar as denúncias de maus tratos à pessoa idosa a pessoa liga para o Disque 100 ou direto no telefone do CMDDPI (94) 98402-7303.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio