Junho Violeta: Ações de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa são realizados na zona rural
Para alertar a sociedade sobre a conscientização a todas as formas de violência contra a pessoa idosa, o Conselho Municipal de Defesa e Direito da Pessoa Idosa (CMDDPI) promove a campanha Junho Violeta, que conta com apoio da dede de proteção à pessoa idosa formada por várias secretarias municipais e outras instituições.
O CMDDPI tem realizado várias ações na zona rural, nas vilas União, Brejo do Meio, Capistrano de Abreu, Santa Fé e outras para garantir o direito da pessoa idosa, como esclarece a presidente do conselho, Helane Moreira.
“Essas ações estão acontecendo na zona rural já encerrando o mês de campanha do Junho Violeta. Então, o Conselho Municipal de Defesa e Direito da Pessoa Idosa puxa essa campanha aqui no município de Marabá, em parceria com a Rede de Proteção da Pessoa Idosa, que inclui o Ministério Público, a própria Defensoria Pública, as secretarias do município, como Secretaria de Assistência, de Saúde, de Educação, de Segurança Institucional com o DMTU, as instituições de longa permanência, como o Lar São Vicente de Paulo, o Centro Integrado da Pessoa Idosa (Cipiar). Toda rede de proteção está vinculada para que a gente possa garantir o direito da pessoa idosa”, ressalta.
Helane pontua que a campanha encerra dia 30 de junho e que a órgão recebe muitas denúncias, sendo ainda mais imprescindível esse trabalho de conscientização.
“O Conselho recebe alguns chamados, algumas denúncias, temos também uma grande parceria também com a Polícia Civil do município, que tem feito um trabalho belíssimo em relação às buscas e apreensões e a verificação de denúncia. Tudo isso isso tem somatizado para que a pessoa idosa no município de Marabá não tenha muitas perdas no seu direito, e essa garantia é feita através do Conselho, em parceria com toda a rede de proteção, para que o idoso seja acolhido, atendido dentro das suas possibilidades”, esclarece.
Para formalizar as denúncias de maus tratos à pessoa idosa a pessoa liga para o Disque 100 ou direto no telefone do CMDDPI (94) 98402-7303.
Confira as fotos das ações na zona rural
Texto: Kélia Santos
Fotos: Divulgação CMDDPI