Legislativo: Parceria entre Prefeitura e legislativo beneficia centenas de famílias e Entidades Sociais
O setor social obteve avanços importantes em 2019. Através de parceria entre a Prefeitura de Marabá e da câmara de vereadores, a aliança com as entidades sociais regulamentadas foi fortalecida, beneficiando centenas de famílias em comunidades diversas. O vereador Marcelo Alves destaca como produtivo o ano que se encerra, ressaltando a importância dessa parceria entre o parlamento e o poder executivo para o desenvolvimento do município.
As entidades e organizações sociais tiveram apoio financeiro da prefeitura para a realização de suas ações, inclusive com a destinação de emendas impositivas do parlamento. O vereador Marcelo Alves, conta que conseguiu desfechar praticamente todas as suas emendas, uma quantia aproximada a 400 mil reais só este ano. Segundo Marcelo, isso só foi possível porque a gestão conseguiu equilibrar as contas do município e recuperar o fôlego nos recursos financeiros. Além disso, as instituições selecionadas estavam com a documentação regularizada. Todas elas são obrigadas a prestar contas observa Marcelo.
“Foi um ano que a gente teve uma parceria muito grande com o poder executivo, não só o nosso mandato, mas todo o parlamento. Mudou muita coisa. Em Marabá você sente que as pessoas estão satisfeitas com algumas políticas públicas, com a infraestrutura da cidade, a limpeza, a questão da autoestima da população. Por isso parabenizo o Poder Executivo e a Câmara também, porque a Prefeitura não trabalha sozinha sem o parlamento”, observa o vereador.
O Instituto Sorriso Legal foi uma das entidades beneficiadas em 2019, com um valor de 90 mil reais para cirurgias corretivas em pessoas que apresentam a fissura labiopalatal, mais conhecida como lábio leporino. A instituição funciona na Folha 33 e existe há 18 anos.
Outra entidade que também recebeu recursos foi a Casa da Juventude, na Folha 21, que oferta formação para jovens e adolescentes, por meio de cursos profissionalizantes. Foram realizados cursos em designer de sobrancelhas, operador de caixa, eletricista e no setor administrativo. Também foram contempladas com emendas conjunta com outros vereadores as entidades Apae, Lar São Vicente e o Projeto social dos capuchinhos.
“A prefeitura pagou as emendas e isso atinge diretamente as pessoas. O vereador está na ponta e essas demandas chegam muito no vereador, então a gente tenta fazer o melhor possível, em parceria com a prefeitura”, comenta o vereador.
Além do social, o parlamentar também cita os investimentos da prefeitura na saúde. Foram destinados recursos, por exemplo, para a reforma do posto de saúde do Liberdade e mobília do posto de saúde do Bairro da Paz, que está prestes a ser inaugurado, dentre outros recursos inclusive na área esportiva.
“Ano que vem temos muitas outras destinações, como por exemplo, as cirurgias eletivas. O prefeito tirou mais de 5 mil pessoas da fila de espera, agora deu uma parada e a gente pretende ajudar a prefeitura a retomar”, comemora o vereador.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Sérgio Silva