Cidade: Bairro Liberdade comemora 40 anos com programação no final de semana
O aniversário de 40 anos do bairro Liberdade, no núcleo Cidade Nova, contará com uma programação cultural com atrações artísticas e culturais, declamações de poesias e muita música no 136º Sarau da Lua Cheia, ação de saúde e passeio ciclístico. A programação será nos dias 22 e 23 de junho.
“Temos uma programação bacana aqui para a comunidade. Sábado vai ter ação de saúde, com diversos parceiros. À noite, terá o Sarau da Lua Cheia, com diversas apresentações culturais aqui na quadra da praça. Domingo pela manhã tem um grande passeio ciclístico, então, tem uma gama bastante extensa de ações”, informou Lourivaldo dos Santos Oliveira, presidente da Associação de Moradores do bairro Liberdade.
No sábado, a programação vai atender a comunidade com diversos serviços de saúde, como aferição de pressão e testes rápidos de glicemia, por exemplo, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além de atendimento da Equatorial Energia. Um fim de semana para comemorar os 40 anos de fundação de um dos maiores bairros de Marabá.
Para participar do passeio ciclístico, a pessoa interessada precisa doar dois quilos de alimentos não perecíveis. O participante ganha um kit que inclui camisa e boné, que será entregue aos 250 primeiros inscritos. Os pontos de inscrição estão localizados no Instituto Hozana Lopes de Abreu, Sesc Marabá, nas Escolas Liberdade, Darcy Ribeiro, Irmã Theodora e bicicletaria Tio Nelson.
O passeio ciclístico vai iniciar na praça José de Fátima Guimarães, a praça da Liberdade, e segue pela Avenida Paraíso, Rua Manoel Moura, Avenida Laranjeiras e Avenida Antônio Vilhena, com chegada na praça novamente, um percurso de aproximadamente seis quilômetros.
O bairro da Liberdade foi criado no dia 26 de junho de 1984, por meio de uma forte movimentação dos moradores que, segundo relatos das famílias mais antigas, tiveram que enfrentar inclusive a força policial para se manterem no local.
A comerciante Maria do Livramento, conhecida como Lia da Liberdade, ativista social, foi uma das pessoas que reivindicou melhorias para o bairro ao longo dos últimos 20 anos. Ela relembra que, antes, o bairro apresentava altos índices de violência e, agora, tem o que comemorar.
“Quando eu cheguei aqui, não tinha asfalto ali na Avenida Paraíso, e aí eu disse assim: ‘mas rapaz do céu, como é que pode?’ A violência, aqui, era grande. Foi quando surgiu o Conselho de Segurança, mas era uma luta constante. Então, hoje, 40 anos, temos muito que comemorar aqui no bairro”, relembra Lia da Liberdade.
A ativista cultural e escritora Lara Borges reforça o convite para a comunidade participar da programação e compartilha sua expectativa com a comemoração.
“Lembrando que, no sábado à noite, vai ter o Sarau da Lua Cheia com a parceria da Associação dos Escritores, com escritores presentes na praça, música, apresentações culturais de grupos aqui do bairro da Liberdade. Vai ser um momento cultural muito bonito onde a gente convida toda a nossa comunidade para se fazer presente. No domingo, a gente finaliza com um passeio ciclístico em parceria com o Sesc e Sindicom, com sorteio de três bicicletas, olha que bacana!”, convida a artista.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sara Lopes