Cultura: Lançamento do Livro Curupira Amazônico acontece nesta sexta-feira, 08, na Biblioteca Orlando Lobo
Uma história que sempre enche os olhos e o imaginário do leitor ao falar de nossos mitos e lendas é sem dúvidas o Curupira, uma figura do folclore brasileiro, de origem amazônica, caracterizado como uma entidade das matas, protetora das florestas e que foi a inspiração para a criação do mais novo livro do escritores Adão Almeida e Samantha Andrade.
A história fica ainda mais interessante com a participação de outros amiguinhos da floresta e das lendas amazônicas. É uma viagem no nosso imaginário e como os próprios autores relatam, apesar de ser uma história com uma grande conotação infantil, vai atrair também a atenção dos pais, mães e avós.
“Eu me vi como bibliotecária trabalhando com um público infantil, um público que eu nunca tinha trabalhado antes. Eu sempre trabalhei muito com um público universitário. O público infantil despertou em mim aquela vontade de realmente fazer algo para eles, pensando neles, nas crianças. Não só nas crianças, mas também envolvendo os pais, pensando na família”, descreve a autora Samantha Andrade.
O livro recebeu uma ilustração especial do artista plástico Rildo Brasil. O lançamento será nesta sexta-feira, dia 8, às 19h, na Biblioteca Municipal Orlando Lobo, na rua 5 de Abril, na Marabá Pioneira.
“Curupira Amazônico, já era o nome que estava na minha cabeça, porque eu venho escrevendo as lendas de Marabá e região, as lendas brasileiras, e eu já tinha ideia de escrever quando eu recebi o convite da Samantha. A gente sentou e a gente escreveu essa história. O objetivo é alcançar essa faixa etária do infantil, mas é uma história que alcança todas as faixas etárias, vou dizer assim, é uma história legal de se ler, de você conhecer mais nossas histórias”, afirma Adão Almeida.
Texto: Victor Haôr
Foto: Patrícia Pereira sob supervisão do repórter