Mab 111: Pais reconhecem melhorias na qualidade do ensino público em Marabá
A Série Mab 111 traz uma série de reportagens com realizações da Gestão que contribuem para o crescimento do município em áreas diversificadas como Sáude, Educação, Assistência Social e Cultura, em comemoração aos 111 anos de Marabá, que transcorre em 5 de abril
Espaços revitalizados, profissionais capacitados e alimentação de qualidade formam o conjunto fundamental para oferecer uma educação de qualidade aos cerca de 56 mil alunos da Rede Municipal de Ensino, gerenciada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). De 2016 para cá, cerca de 100 espaços educacionais nas Zonas Urbana e Rural foram revitalizados e construídos.
Para desenvolver e gerenciar o trabalho da melhor forma, cerca de 4 mil profissionais estão envolvidos nas atividades, entre professores, gestores, coordenadores e pessoal de apoio, distribuídos nas 200 escolas de Ensino Infantil e Fundamental. Um deles é o Núcleo de Educação Infantil (NEI) Deodoro de Mendonça, localizado na Marabá Pioneira, recentemente revitalizado, que promove mais qualidade e conforto aos mais de 150 alunos atendidos no local.
“Somos muito gratos pela estrutura que temos hoje, com boas salas, ar condicionado, bons materiais e mais conforto. Isso promove mais qualidade no atendimento que nós temos que dar para essas crianças e mais ainda aos pais, os quais se sentem bem em ver que seus filhos estão em um bom lugar e rodeados de bons profissionais. Até porque eles depositam na gente toda essa confiança, já que muitos têm que ir trabalhar e aqui é o lugar onde que seus filhos ficam e aprendem”, destaca a coordenadora pedagógica do Núcleo, Helenise Cristina Rocha.
Para Fernanda Rocha, mãe da pequena aluna Jhully Rocha, não há dúvidas de que um espaço novo e com profissionais preparados promove um desenvolvimento eficaz aos alunos, de forma gratuita.
“O papel do NEI é muito importante para mim e para minha filha. A diretora e as professoras são bastante dedicadas com todas as crianças. Eu tenho uma grande confiança em deixar ela aqui na escola, pois vejo o empenho e cuidado que todos eles têm. Eu fico bem tranquila e vou trabalhar despreocupada. Isso é muito gratificante”, afirma a mãe.
Por ser moradora da área, Fernanda relembra sobre as dificuldades que o espaço tinha antes da revitalização e ampliação.
“Eram somente duas salas, espaços pequenos e ambiente nada acolhedor. Mas com a reforma, tudo melhorou e temos agora esse espaço maravilhoso para comportar a necessidade da população”, narra.
Outro reflexo do bom aprendizado dos alunos é a boa alimentação escolar de cardápio variado, que na sua maior parte, vem da agricultura familiar. Cerca de 150 mil refeições são servidas diariamente nas escolas públicas do município. O reconhecimento é nítido pelos mais sinceros, as crianças.
“Toda vez que a Jhully chega em casa ela me fala o que comeu e ainda elogia a merenda servida. A gente vê que isso tem feito a educação avançar cada dia mais e podemos dizer que são até melhores que as escolas particulares, em suporte, estrutura, profissionais e a merenda escolar. ”, relata Fernanda.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Sara Lopes