Mab111: Em comemoração ao aniversário da cidade, sessão solene homenageia cidadãos marabaenses
Nesta quarta-feira, 03, uma sessão especial na Câmara Municipal de Vereadores, em comemoração aos 111 anos de fundação do município de Marabá, homenageou pessoas que atuaram de forma destacada na história da cidade. Neste ano, foram homenageadas 25 personalidades, sendo 23 com títulos de cidadãos marabaenses e mais dois de honra ao mérito. Aproximadamente 300 pessoas participaram do evento.
“Estamos comemorando 111 anos de emancipação política, é uma data que representa muito para nós, eu também me considero marabaense, já estive há 26 anos aqui nesse município que me acolheu com muita gratidão, eu tenho um orgulho de falar isso e dizer que tem muitas pessoas que hoje terão a honra de ser homenageadas nesta casa. Já é uma tradição da Câmara fazer essas sessões na data que comemora-se o aniversário de Marabá, mas eu acho que é importante a gente deixar registrado as pessoas que deram a sua parcela de contribuição ao longo desse tempo”, destacou Alécio Stringari, vereador presidente da casa legislativa.
O vice-prefeito de Marabá, Luciano Dias, acompanhou a sessão solene de homenagens. “É um momento especial, tanto o aniversário da cidade, a comemoração dos 111 anos de emancipação, quanto aproveitar essa data para a Câmara homenagear os célebres marabaenses, pessoas que vieram para cá, se dedicaram em prol da cidade, tem relevantes serviços prestados à nossa população e a gente se sente muito orgulhoso disso”, enfatizou.
Um dos homenageados foi o neto de um dos pioneiros da cidade e ex-prefeito João Anastácio de Queiroz, chefe do executivo municipal na década de 1920. A presença do piloto de avião, comandante João Anastácio de Queiroz Neto, reside no estado de Minas Gerais. Ele relembrou a infância na cidade onde viveu até aos 11 anos de idade.
“Hoje tá aqui vivendo esse momento, o reconhecimento da história do meu avô, da minha família, e está aqui representando tudo isso é um orgulho, é um orgulho muito grande. Muito obrigado ao prefeito Tião Miranda, ao vereador Ray Athiê, e eu não tenho palavras para descrever essa emoção”, disse.
João Queiroz também lembrou das histórias contadas por seu pai das ações de seu avô enquanto prefeito da cidade como a instalação do primeiro gerador de energia da cidade. “E eu lembro que em casa tinha uma placa da usina elétrica, que foi ele que trouxe da Alemanha. Ele trouxe a energia elétrica para Marabá, e essa placa minha mãe doou para a Casa da Cultura. Inclusive eu tenho a responsabilidade de tirar uma foto e mandar para ela. Então todas essas histórias, onde morou a família, minha avó ali do lado da igreja, com a vista para o rio Tocantins, são memórias vivas da infância. Até, por incrível que pareça, eu tenho lembrança de eu ainda no carrinho, vendo o boto no rio. E morrendo de medo. Enfim, isso faz parte da história, da minha história, da história da família”, pontuou.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom