Mãe em Foco: Engenheira e mãe por vocação, Larissa Bras supera o desafio de conciliar maternidade com a profissão
“Ser mãe é um pedacinho seu fora do corpo, é uma extensão sua. Não consigo me imaginar não sendo mãe”
Há certas coisas na vida que só experimentando para saber, pois não há receita nem palavras para descrever. Um exemplo é ser mãe, experiência tão sonhada no coração de Larissa Bras, de 34 anos, que tem três filhos e compartilha conosco a história de desafios, transformados em bençãos.
Formada em Engenharia Civil, Larissa trabalha na Sevop desde 2022. De São Luís do Maranhão, ela mudou-se para Parauapebas com a família aos 5 anos, onde se formou e foi na universidade que ela conheceu o grande amor, atual esposo Isael, com quem namorou 7 anos antes de se casar, o que aumentou ainda mais o desejo de ser mãe, mas nem tudo são flores. Aos 16 anos, Larissa recebeu um diagnóstico de um distúrbio hormonal que poderia causar infertilidade.
“Eu chorei horrores, pois ser mãe é algo que já faz parte da mulher, creio que todas nós mulheres temos vontade de experimentar a maternidade. Mas eu pedi muito a Deus um filho e esperei, por isso o nome dele é Isaac, pois assim como Abraão esperou por um filho, eu também esperei e desejei o meu filho”, relata.
O momento do primeiro filho sempre é transformador na vida de qualquer mulher. A afirmação faz Larissa lembrar da frase conhecida, “quando nasce um filho, nasce uma mãe” e nasceu também o desafio de conciliar a jornada de ser mãe com o trabalho. “Foi difícil ajustar, mas eu tive um grande apoio da minha mãe. Isso me trouxe bastante segurança, porque eu senti como se uma extensão minha estivesse cuidando do Isaac”, narra.
Cinco anos depois, Larissa viveu a alegria de uma nova gestação, mas a dor da perda de um bebê. “Tenho um anjinho no céu”. Foi uma fase difícil de aceitação da realidade, a ponto de Larissa desanimar e dedicar-se à vida profissional, mas uma surpresa de Deus estava prestes a vir. “Quando eu estava em uma certa estabilidade no emprego, veio o meu segundo filho [terceira gestação]. Deus me presenteou num momento seguro. Por isso eu, o batizei de Ismael, que significa ‘Deus me ouviu'”, conta
No meio da ascendência profissional do novo emprego, concursada na Prefeitura de Marabá, em 2022, veio mais um filho, o Eliel. “Eu fiquei muito espantada, mas eu sei que foi um presente muito especial que Deus me deu, pelo fato de eu ter desejado muito ter filhos. Por isso, eu afirmo que Deus sabe o que faz”, declarou a mamãe que chamou a criança de Eliel, que significa Deus é Deus.
Agora, um novo desafio, conciliar duas maternidades tão próximas, com diferença de 1 ano. O maior apoio veio do esposo, que abdicou do trabalho para ajudá-la na última gravidez, quando ela precisou realizar procedimentos cirúrgicos para não perder o bebê.
Uma grande aliada para conciliar os papéis de mãe e de profissional é a escola em tempo integral, mas não descuida. “Eu estou ali junto o tempo todo, seja por telefone monitorando ou presencialmente no horário do almoço, na hora de amamentar o Eliel”, conta.
Em casa, a mamãe se desdobra, faz comidinha, corta unha, dá atenção aqui, ali, de um lado, de outro. Isaac, Ismael e Isael, os três nomes mais doces na boca da mãe cuidadosa. Mas o que importa é saber que todo esse esforço vem de um lugar só: do coração, de onde brota algo que não se mede nem busca nada em troca, o amor de mãe. “A gente consegue sim, com amor a gente consegue tudo”, conta.
“Às vezes eu paro, olho para eles e até me surpreendo, pois nem acredito que saíram de mim. Eu não sei quem eu seria se não tivesse eles”, conta
Os pequenos tesouros da vida de Larissa a surpreendem a todo momento, seja pela semelhança entre eles, pela personalidade única de cada um, ou pelas pequenas ações que valem mais que qualquer coisa para a mãe fã número um.
“Quando eu os vejo felizes com alguma coisa que eu faço, me sinto realizada. Isso vale muito mais que qualquer mérito ou título profissional. ‘Mamãe, eu adorei a comida que você fez’ ou ‘mamãe, você está linda’, para mim, é a melhor recompensa!”, expressa
A história desta mãe que construiu seus sonhos é um exemplo de determinação, provando que a maternidade nunca será obstáculo, mas sim uma fonte de força e inspiração para alcançar o sucesso em todas as áreas da vida. “Nós mulheres somos capazes de muito mais do que imaginamos”, incentiva Larissa.
Larissa é a profissional que confia no seu trabalho, ao mesmo tempo em que é a mãe que confia no poder de sua vocação, educando da melhor maneira possível os filhos desejados por meio da fé carregada no coração. Coração este que ainda pulsa no desejo de ser mãe mais vezes, “quem sabe, futuramente”, afirma.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Sara Lopes