Saúde: Marabá recebe 1º Simpósio de Estruturação em Vigilância Sanitária da região de Carajás
O evento reuniu 40 representantes de Departamentos de Vigilância Sanitária de 17 municípios da região de Carajás e Jacundá, convidada especial. O simpósio ocorreu no auditório do SESC, no núcleo Cidade Nova, nesta quarta-feira, 20, durante todo o dia.
O 1º Simpósio de Estruturação Organizacional em Vigilância Sanitária do Polo Carajás foi promovido pela Divisão de Vigilância Sanitária de Marabá (Divisa), com apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O objetivo é compartilhar com outros municípios informações que contribuam para o crescimento dos interesses comuns e o aprimoramento das atividades dos profissionais em vigilância sanitária, focando na melhoria da organização, gestão e planejamento das ações de orientação, monitoramento e fiscalização em saúde.
“O evento traz tema sobre descentralização em vigilância sanitária, que nada mais é do que a pactuação dos municípios para com o Estado para desenvolver aquelas ações mais complexas em vigilância sanitária, aqueles estabelecimentos que têm uma complexidade maior, um risco sanitário maior. Nós vamos aqui disseminar informações, vamos poder trocar experiências e espero fortalecer e promover mais ações de vigilância sanitária na região”, explicou Daniel Soares, coordenador da Divisa.
Lícia Conceição Souza integra a Coordenação de Vigilância Sanitária de Jacundá e participou do evento como convidada. Ela pontua a relevância em relação às discussões programadas no simpósio, que conta com palestras, rodas de conversas e debates compartilhando as experiências com os profissionais de todos os municípios.
“Esse momento aqui vai contribuir para o desenvolvimento do trabalho, para atender melhor à sociedade, à comunidade de Jacundá. Essa troca de experiência é muito importante. A gente tenta capacitar as nossas equipes. É uma proposta do nosso município para fazer essa capacitação, para melhor trabalhar, promovendo saúde. A gente vai aprender com as experiências exitosas dos municípios vizinhos”, destacou Lícia Conceição.
O vice-prefeito de Marabá Luciano Dias acompanhou o trabalho de abertura do evento e disse que ações como estas servem para tornar os departamentos de vigilância sanitária cada vez mais fortes em benefício do cidadão.
“É um momento de aprimoramento onde você tem a parceria do nosso departamento de vigilância sanitária junto com a Anvisa para discutir toda a estrutura organizacional, estrutural da vigilância sanitária, para que a gente possa evoluir e dar melhores condições para o nosso cidadão”, ressaltou o vice-prefeito.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio Santos