Semed: Marabá leitora promove 2º Seminário de Experimentações Brincantes
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Marabá promoveu, em setembro, o II Seminário de Experimentações Brincantes do Programa Marabá Leitora, realizado no Sesc, na Avenida Transamazônica. O evento reuniu cerca de 110 professores das salas de leitura e de recursos, que tiveram a oportunidade de compartilhar experiências e aprender sobre a Literatura Amazônica, com foco em suas ancestralidades, expressões e narrativas.
Edileide Patrícia, coordenadora do Programa Marabá Leitora, explicou que a iniciativa visa oferecer formação continuada aos educadores. “O seminário é uma oportunidade para os professores trocarem experiências e práticas desenvolvidas ao longo do ano. Este ano, estamos trabalhando na literatura amazônica, e as oficinas à tarde foram uma maneira de aprofundar esses conhecimentos,” destaca.

Durante a manhã, o seminário contou com uma mesa redonda que abordou a Literatura Amazônica, com a presença de especialistas como Gabriela Silva e o professor Thiesi. A programação também incluiu a apresentação dos relatos de experiências dos professores, que mostraram práticas desenvolvidas tanto na zona urbana quanto rural.


À tarde, diversas oficinas práticas foram oferecidas, permitindo que os educadores explorassem diferentes abordagens para integrar a literatura no dia a dia escolar. Na Oficina de Nanquim, os professores aprenderam técnicas de desenho e ilustração utilizando esse material, estimulando a expressão artística dos alunos. Em outra atividade, os educadores participaram de uma Oficina de Musicalização, que utilizou materiais reutilizáveis para criar instrumentos, promovendo a consciência ambiental enquanto integravam a Música ao ensino da Literatura. Além disso, uma oficina voltada para a Educação Infantil abordou a utilização da música como uma ferramenta de aprendizagem, desenvolvendo habilidades linguísticas e motoras em um ambiente lúdico e divertido.



Edna Brandão, professora da Sala de Leitura da Escola Deuzuíta, ressalta a importância do seminário para a formação dos educadores.

“Esses seminários trazem novas experiências e um material riquíssimo. Professores e doutores compartilham suas vivências, o que enriquece nosso trabalho nas salas de leitura,” afirmou. Segundo Edna, o seminário tem como objetivo tornar a leitura mais atrativa para as crianças e adolescentes, utilizando métodos lúdicos que incentivem o aprendizado.
Zilma Ferreira de Sousa, professora da Sala de Recursos da Escola Darcy Ribeiro, também elogiou a iniciativa.

“Esses seminários e oficinas proporcionam uma troca de experiências que enriquece nosso conhecimento. O principal objetivo é que esse saber seja repassado aos alunos, contribuindo culturalmente para nossa região,” explica.
O Programa Marabá Leitora consolida-se como uma ferramenta essencial para a formação de leitores na cidade, promovendo não apenas a formação contínua dos professores, mas também o desenvolvimento do gosto pela leitura entre os alunos. Com atividades diversificadas e um foco na literatura local, o programa busca criar um ambiente educativo mais envolvente e estimulante.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio









