GMM: Coordenador do Grupamento de Operações com Cães de Marabá ministra curso no Maranhão
Entre os dias 19 a 25 de maio, o coordenador do Grupamento de Operações Com Cães (GOC) da Guarda Municipal de Marabá, Elder Lourenço, foi um dos ministrantes de um curso de condução de cães, de detecção, guarda e proteção promovido por uma empresa de segurança em Imperatriz, no estado do Maranhão. Além de Marabá e Imperatriz, participaram da formação Guardas Municipais de Intinga (MA), as polícias Civil, Militar e Penal.
O objetivo do curso foi capacitar agentes a trabalhar com cães de forma adequada e segura ambiente de trabalho. Entre aulas teóricas e práticas, os alunos participaram de duas operações, sendo coordenadas pela Polícia Rodoviária Federal e a outra pela Polícia Civil, com a supervisão dos instrutores.
“O Grupamento de Operações Com Cães da Guarda Municipal de Marabá é referência no Brasil, e vem contribuindo para formações de centenas de profissionais, por todo o país. Recebemos convites de diversas instituições que desejam realizar a qualificação no que diz respeito ao emprego do cão na atividade policial. Esse curso que repercutiu de forma positiva na cidade de Imperatriz-MA e pode qualificar diversos profissionais, já podemos dizer que foi o ponta pé inicial para novos canis de segurança pública surgirem, como podemos citar a Guarda Municipal de Imperatriz que, através do seu comandante o senhor Sargento Valterly, já deve dar início a implantação do Canil da Guarda para atuar na cidade de Imperatriz com os cães no combate à criminalidade”, explica Elder Lourenço, coordenador do GOC.
O Grupamento de Operações com Cães da GMM, que atua como braço direito das forças de segurança, já contabilizou mais de 300 kg de drogas apreendidas e armas nesse primeiro semestre do ano, com destaque para o fuzil apreendido pelos cães dos foragidos de Presídio de Mossoró.
Texto e fotos: Divulgação GMM