
Maraverão: Defesa Civil atua na proteção do público durante os shows
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) intensificou a atuação na Praia do Tucunaré e em todas aos shows, com o intuito de ampliar a segurança da população durante o veraneio. Em atuação integrada com outros órgãos, como a Secretaria Municipal de Segurança Institucional, o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, a equipe da Defesa Civil reforça ações educativas, sinalizações e suporte técnico, buscando proporcionar um verão tranquilo e seguro para moradores e turistas.
Coronel Marcos Norat, à frente da da Compdec, afirma que além da segurança nas áreas de lazer, a Defesa Civil acompanha a movimentação dos banhistas na praia. Um dos focos do trabalho é a identificação de crianças nas áreas com grande quantidade de pessoas, medida adotada para evitar desencontros durante o trajeto ou no local do evento.


“Estamos colocando pulseiras com o nome da criança, o telefone e o nome do responsável. Se alguma criança se perder, conseguimos localizá-la com mais rapidez e devolvê-la com segurança à família”, destacou, ressaltando que a medida tem se mostrado eficaz e reforça o caráter preventivo da atuação da equipe.
A Defesa Civil também atua nos bastidores dos shows do Maraverão com foco na prevenção de riscos estruturais que podem comprometer a segurança do público. Segundo o chefe de operações, Ricardo Correia, a equipe monitora instalações elétricas, rotas de fuga e posicionamento de extintores. Com oito agentes por plantão, em regime de revezamento, o grupo faz vistorias antes dos eventos e orienta a organização sempre que detecta algo fora do padrão.
“Já tivemos que intervir em fios mal fixados e estruturas frouxas, tudo resolvido antes de virar problema”, afirmou.
Além disso, a equipe serve como ponto de apoio ao público, indicando ambulâncias, acesso a serviços e prestando ajuda direta a quem precisa.


“Estamos aqui para prevenir qualquer situação de risco que possa acontecer, como um princípio de incêndio ou algo fora do lugar”, explicou Wagne Gama, um dos agentes que trabalhou na noite do show do cantor Eduardo Costa.
Além disso, a atenção é redobrada com pessoas com deficiência (PCD), que recebem suporte específico para garantir conforto e segurança durante os eventos. Os agentes percorrem toda a estrutura do Maraverão em constante contato com os demais órgãos de segurança, garantindo agilidade nas respostas.


“A gente é como um corpo: cada um tem sua função, mas todo mundo vai junto, avante. É um trabalho bem árduo, mas que vale a pena. A gente gosta do que faz e está sempre somando pra dar um resultado melhor”, completou o agente Gabriel Marinho.
Texto: Kauã Fhillipe
Fotos: Sara Lopes
Drone: Karlos Teixeira







Post Recentes
Categorias de Notícias
- AÇÃO SOCIAL
- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ÁGUIA DE MARABÁ
- ALIMENTO
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- BIBLIOTECA ORLANDO LOBO
- BOLSA FAMÍLIA
- CAES
- CAPS
- CARNAVAL
- CASA DA CULTURA
- CCZ
- CIDADANIA
- CIDADE
- COMDIM
- COMUNICADO IMPORTANTE
- CONSELHO TUTELAR
- CONTRATA MARABÁ
- CULTURA
- DEFESA CIVIL
- DESENVOLVIMENTO URBANO
- DIVISA
- DMSP
- DMTU
- EDUCAÇÃO
- EMPREENDEDORISMO
- EMPREGO E RENDA
- ESPORTES
- FCCM
- FESTEJO JUNINO
- GESTÃO
- GESTÃO FAZENDÁRIA
- GMM
- HMI
- HMM
- INCLUSÃO
- INDÚSTRIA E COMÉRCIO
- IPASEMAR
- LIMPEZA PÚBLICA
- LITERATURA
- MEIO AMBIENTE
- MULHER
- MUSEU MUNICIPAL
- NOTA DE PESAR
- NOTA OFICIAL
- NOTÍCIAS
- OBRAS
- PESAR
- PLANEJAMENTO
- PLANTÃO SOCIAL
- POSTURA
- PREVIDÊNCIA
- PROCESSO SELETIVO
- PROCON
- PROGEM
- REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
- SAMU
- SAÚDE
- SDU
- SEAGRI
- SEASPAC
- SECOM
- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
- SECULT
- SEGURANÇA
- SEMED
- SEMEL
- SEMMA
- SEMTUR
- Seplan
- SEVOP
- SICOM
- SINE
- SMS
- SMSI
- SSAM
- TRÂNSITO
- TRANSPORTES
- TURISMO
- UTILIDADE PÚBLICA
- VERANEIO
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA
- ZONA RURAL