Durante a programação do Maraverão, a equipe do Departamento de Fiscalização e Postura (DMFP) trabalha para organizar os ambulantes que vendem bebidas e comidas na área dos shows. São cerca de 200 ambulantes alocados na praça de alimentação do Complexo Poliesportivo e Cultural do bairro Santa Rosa, na Marabá Pioneira.

Por noite, uma média de 30 fiscais circulam pela pista de shows e Praça do Pescador dando orientações aos ambulantes e donos de barracas sobre a comercialização de produtos. A principal orientação é que os ambulantes não vendam bebidas em garrafas para maior segurança do público, como explica o coordenador do Departamento, Marlivon Andrade.

“Peço encarecidamente que as pessoas não venham com seus cooler com cerveja em garrafas, nem whisky. A orientação para o nosso público é que eles não façam venda desse material para o povo, por causa do risco de acidente. É permitida a venda apenas em copão. Tudo isso é pela segurança, tanto do público como também a segurança dos nossos próprios vendedores”, argumenta.

O trabalho da Postura engloba também a organização dos barraqueiros da Praia do Tucunaré com a colocação de tendas e doação de jogos de cadeiras para proporcionar maior conforto aos frequentadores. 

“Trabalhamos para fazer o atendimento no veraneio na praia também. Já colocamos 40 tendas 10×10, totalizando 4000 metros de cobertura naquela área e vamos doar 50 jogos de mesas, que serão distribuídos aos barraqueiros. À medida que forem chegando essas mesas, vamos fazer a entrega. Você olha agora o layout da praia é diferenciado, com banheiro coberto, o nosso palco com som, iluminação de LED na praia”, enumera. 

A ambulante Dayane Vasconcelos, que estava com uma barraca de bebidas comenta que está muito satisfeita com as vendas.

“A festa está muito boa, bem mais organizada. Com o nosso prefeito Toni Cunha melhorou mais ainda. Estamos sendo tratados como gente. Estamos vendendo bem, graças a Deus. Um veraneio bom desse que nunca teve em Marabá. Estamos muito felizes porque o dinheiro vai girar na cidade, como o prefeito Toni Cunha disse”, frisa. 

O proprietário da Isaac Pizzas, Isaac Bastos, conta que é baiano e mora em Marabá há 17 anos. Ele sempre foi um sonhador que desejava que alguém resgatasse o turismo em Marabá.

“Marabá já tem pontes maravilhosas de turismo, uma orla maravilhosa, rios que se encontram, mas tava faltando essa ousadia de resgatar, de implementar um turismo como esse Maraverão. Isso vai ser algo marcante pra cidade, que vai beneficiar hotéis, restaurantes, ambulantes em geral, e toda a estrutura de uma cidade. Com certeza, nossa cidade depois desse evento será outra”, salienta o empresário. 

Texto: Fabiana Alves
Fotos: Sara Lopes