
Maraverão: Praia do Tucunaré conta com apoio de órgãos variados para oferecer segurança e lazer à população
A Praia do Tucunaré, um dos cartões-postais mais queridos de Marabá, vive dias de intensa movimentação com o Maraverão 2025. Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), o evento movimenta também o turismo e conta com o apoio de outros órgãos, reunindo uma grande estrutura montada para receber milhares de pessoas com segurança, serviços públicos funcionando a pleno vapor e uma programação que vai muito além da música e do lazer.
Quem visitou a Praia do Tucunaré este ano, já pode notar o trabalho de várias equipes que atuam diretamente na praia: Defesa Civil, Departamento de Segurança Patrimonial (DMSP), Secretaria de Saúde (SMS), Meio Ambiente, Procon, além do apoio de outras secretarias. Em meio ao vai e vem de banhistas, ambulantes e turistas há um esforço conjunto para garantir que a temporada seja aproveitada com conforto, organização e respeito ao espaço público.
Pulseirinhas e orientações que salvam
Um dos serviços mais importantes prestados é o da Defesa Civil, que atua na prevenção de desaparecimento de crianças, distribuindo pulseirinhas de identificação com o nome e o telefone dos pais.
Segundo Ricardo Corrêa, agente da Defesa Civil, esse serviço tem feito toda a diferença.



“A gente orienta as famílias, coloca a pulseira nas crianças e, se elas se perderem, fica mais fácil encontrá-las. Também damos dicas sobre saúde, onde procurar atendimento, além de reforçar a preservação do meio ambiente e o descarte correto do lixo. A prefeitura colocou tonéis de lixo em vários pontos da praia e a gente pede que usem, pra evitar acidentes e manter tudo limpo”.
São 14 agentes da Defesa Civil atuando nos dois pontos de travessia, tanto no embarque na Marabá Pioneira quanto no lado da praia, reforçando a segurança e repassando orientações importantes à população.
Preservação dos ninhos das gaivotas e tracajás
Na outra ponta das ações, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) tem um papel fundamental na proteção da fauna local. Uma das preocupações deste ano são os ninhos de gaivotas e quelônios, constantemente ameaçados pela movimentação de quadriciclos na areia.


“A gente percebeu muitos rastros e ovos destruídos. Por isso, fizemos a demarcação de áreas para evitar a passagem de veículos nessas regiões sensíveis. A população pode circular a pé até a margem, mas veículos motorizados ali não podem. Já demarcamos três áreas e vamos continuar essa semana com mais marcações conforme identificarmos os ninhos”, explica Mateus Rocha, coordenador de fiscalização da Semma.
Cobranças abusivas
Outro ponto de destaque nas ações do fim de semana foi a atuação do Procon Marabá, que fiscalizou o transporte fluvial até a praia e os preços cobrados aos consumidores. A coordenadora Zélia Lopes explica que após circular um vídeo nas redes sociais denunciando a cobrança de até R$ 30,00 para desembarque próximo a determinadas barracas, o órgão intensificou a fiscalização e realizou a adesivação de embarcações e estabelecimentos, garantindo transparência nos preços.



“A tarifa é tabelada, mas houve denúncias de barqueiros cobrando até R$ 30,00 e dizendo que tinham que desembarcar em barracas e locais específicos. Estamos acompanhando desde sexta-feira, tanto na orla quanto na chegada à praia, orientando consumidores e prestadores. Cobrando que se cumpra o que foi acordado, tanto em valores quando ao local do desembarque. Nosso objetivo é garantir o respeito ao Código de Defesa do Consumidor e evitar abusos”, afirma Zélia Lopes.
Saúde de prontidão
Com milhares de pessoas circulando na praia diariamente, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montou um posto avançado para atendimento de urgência e emergência. Médicos, enfermeiros, técnicos e o Corpo de Bombeiros estão mobilizados para lidar com qualquer situação, desde ferimentos leves até casos mais graves que exijam reanimação.



“Temos uma equipe completa com todo o suporte necessário: medicamentos, sondas, kits de reanimação. Estamos preparados para atender casos que vão desde o excesso de embriaguez, cortes até convulsões ou afogamentos. Nosso plantão começa por volta das 9h e só termina quando o último show acabar”, explica o médico Victor de Castro, no plantão do dia.
A Prefeitura de Marabá busca oferecer lazer com responsabilidade, segurança e respeito ao meio ambiente. E para quem quer curtir, não esqueça que o Maraverão conta com shows musicais de diversos estilos que agitam a Praia do Tucunaré, durante o dia e a Z-30 durante a noite, com artistas locais e atrações nacionais. Além de atividades esportivas organizadas pela Secretaria de Esportes e Lazer (Semel), como handbeach, vôlei de praia e futvolei.








Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio
Categorias de Notícias
- AÇÃO SOCIAL
- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ÁGUIA DE MARABÁ
- ALIMENTO
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- BIBLIOTECA ORLANDO LOBO
- BOLSA FAMÍLIA
- CAES
- CAPS
- CARNAVAL
- CASA DA CULTURA
- CCZ
- CIDADANIA
- CIDADE
- COMDIM
- COMUNICADO IMPORTANTE
- CONSELHO TUTELAR
- CONTRATA MARABÁ
- CULTURA
- DEFESA CIVIL
- DESENVOLVIMENTO URBANO
- DIVISA
- DMSP
- DMTU
- EDUCAÇÃO
- EMPREENDEDORISMO
- EMPREGO E RENDA
- ESPORTES
- FCCM
- FESTEJO JUNINO
- GESTÃO
- GESTÃO FAZENDÁRIA
- GMM
- HMI
- HMM
- INCLUSÃO
- INDÚSTRIA E COMÉRCIO
- IPASEMAR
- LIMPEZA PÚBLICA
- LITERATURA
- MEIO AMBIENTE
- MULHER
- MUSEU MUNICIPAL
- NOTA DE PESAR
- NOTA OFICIAL
- NOTÍCIAS
- OBRAS
- PESAR
- PLANEJAMENTO
- PLANTÃO SOCIAL
- POSTURA
- PREVIDÊNCIA
- PROCESSO SELETIVO
- PROCON
- PROGEM
- SAMU
- SAÚDE
- SDU
- SEAGRI
- SEASPAC
- SECOM
- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
- SECULT
- SEGURANÇA
- SEMED
- SEMEL
- SEMMA
- SEMTUR
- Seplan
- SEVOP
- SICOM
- SINE
- SMS
- SMSI
- SSAM
- TRÂNSITO
- TRANSPORTES
- TURISMO
- UTILIDADE PÚBLICA
- VERANEIO
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA
- ZONA RURAL