A programação do MaraVerão 2025 na Praia do Tucunaré finalizou neste domingo, 27, com apresentações dos artistas Dj Renison VIP, Kbça Vok e Eduardo Carvalho, misturando ritmos que animaram os veranistas.

O DJ Renison VIP abriu o palco com um setlist que ia do Tecnomelody ao Brega Funk. “Para mim, é muito satisfatório fazer essa presença no palco da Praia do Tucunaré. É bacana fazer a alegria da galera. Esse ano está bem movimentado, está vindo muito turista e todas as atrações movimentam a cidade, não só o público, mas a economia”, ressalta.

O pagode teve vez com a apresentação de cantor Kbça Vok e banda. “Está sendo um divisor de águas porque a gente nunca teve um evento de Marabá, na praia, desse porte. Então, para a gente é muito gratificante fazer parte desse primeiro evento. Teve espaço para atração nacional, para as bandas locais. Está sendo gratificante”, avalia.

Público

Leandro Martins e a família vieram de Parauapebas para curtir o veraneio em Marabá e elogiou a organização do MaraVerão. “Em Parauapebas, a gente não tem os ambientes que tem aqui. Entramos de férias, curtindo as férias. A gente veio passar o dia, refrescar a mente do trabalho, curtindo o resto das férias para voltar às atividades. Vamos curtir a praia, curtindo o banho, depois curtir o show mais tarde e ir embora. Eu já vim outras vezes aqui e estava bem bagunçado. Hoje, a gente já vê que está um ambiente mais tranquilo, mais organizado”, comenta.

Vinda de Itaituba e morando em Marabá há seis meses, Jully Costa estava na praia com os amigos. “Todo domingo eu estou vindo com os meus amigos. Estou amando, achando muito legal que estão recolhendo o lixo. A Prefeitura está nota 10, estou achando muito bom. Fora os shows, um mais top que o outro. Daqui a pouco vou estar ali no show da Claudia Leitte”,  afirmou.

Ana Lúcia da Silva é de Marabá e, de acordo com ela, o MaraVerão deu uma nova cara ao veraneio na cidade, pois antes, nessa época, as pessoas viajavam para outros lugares por não haver opções de lazer mais completas aqui.

“Esse ano tem mais segurança, mais banheiros próximos. Os shows esse ano foi um diferencial que há muito tempo em Marabá não estava tendo um show, festas para as pessoas daqui. Geralmente, no veraneio, o pessoal viajava porque não tinha nada em Marabá. Então, esse ano foi maravilhoso. Eu creio que bateu recorde de público esse ano em Marabá, que melhorou também o comércio  devido às pessoas terem vindo para cá”, destaca.

De acordo com os órgãos de segurança que atuaram no MaraVerão, como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Municipal de Segurança Patrimonial e Guarda Municipal, não houve acidentes ou incidentes graves durante o período. Entre os registros estão o de uma criança que estava perdida dos responsáveis e de outra criança que teve convulsões e foi encaminhada ao hospital, por meio da barraca da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que possui uma ambulância à disposição, além de equipe com composta por médico e enfermeiro, cujas principais ocorrências foram desidratação e corte no pé por objetos cortantes.

Para Genival Crescêncio, titular da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), o saldo do MaraVerão 2025 é satisfatório, o que aumenta as expectativas para 2026.

“A avaliação é de um excelente veraneio, como foi observado por meio das próprias falas dos ceramistas que estiveram aqui pela praia, pessoas de outros municípios. Uma programação cultural na praia como há muito tempo não se via. Além da arena cultural, teve a arena esportiva com diversas modalidades. O balanço que nós fazemos é positivo. A expectativa para 2026 é a melhor possível”, ressalta o secretário.

Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio Santos

Veja outras fotos