Meio Ambiente: Servidores da Semma participam de curso de identificação de madeira
No período de 16 a 20 de setembro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) participou de uma capacitação sobre a identificação da madeira comercializada e transportada na Região Sul e Sudeste do Pará. O curso inédito na região, promovido pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), em parceria com Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), contou também com a participação de técnicos do Ibama e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Conforme o professor palestrante do evento, Luís Eduardo Melo, docente nas áreas do Programa de Recursos Naturais e Sustentabilidade na Amazônia e Engenharia Florestal, o público alvo dele são os agentes fiscalizadores ambientais, como Semma, PRF e Ibama.
“O objetivo é formar os profissionais para que eles consigam melhorar a triagem e identificação de madeiras comercializadas e transportadas na região. Esta iniciativa é fundamental para mitigar as ações de desmatamento, principalmente do comércio ilegal de madeira, incluindo as queimadas ilegais que acontecem na região”, destaca o professor palestrante.
Participaram cerca de 30 profissionais do 3 órgãos fiscalizadores na região. Para o técnico Ambiental Semma, Edivan Abreu, trata-se de mais um aprimoramento para as equipes desempenharem o serviço com qualidade, cada vez mais.
“Essa capacitação aprimora o nosso conhecimento na hora das apreensões, há muita apreensão de madeira, de carvão, então é mais uma qualificação para melhor identificar essa madeira e o carvão. Além disso, todos esses órgãos que estão aqui, são parceiros. A PRF e Ibama fazem a primeira linha, ela faz a apreensão, tudo, ela já traz, entrega e nós autuamos. Quando é fora da jurisdição de Marabá e a gente não pode autuar, a PRF e Ibama faz essa apreensão e repassa para nós”, comenta o técnico.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio