Semma: Plantio de mudas no canteiro central da rodovia Transamazônica celebra Dia Mundial do Meio Ambiente
A programação da Semana do Meio Ambiente da Semma contempla um novo plantio de mudas e outras ações de conscientização nas escolas com palestras e passeatas
O Departamento de Educação Ambiental (DEA) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marabá (Semma) realizou o plantio de 17 mudas de Choupala (ou árvore mastro) no canteiro central da Rodovia Transamazônica, no perímetro em frente ao supermercado Líder, nesta quarta-feira, 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. A ação foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop), responsável pelo paisagismo e manutenção.
Segundo a diretora do DEA, Socorro Lins, o objetivo é incentivar a arborização que, comprovadamente, ajuda a diminuir as temperaturas em centros urbanos.
“O nosso intuito hoje é fazer essa arborização aqui na cidade, em um local que está tendo necessidade e foi pensado exatamente para isso, para arborizar a cidade, um ambiente melhor para a população, para quem passa aqui. Essa ação de hoje é para deixar a cidade mais bonita porque realmente é necessário fazer isso. Foi pensando nisso, uma melhoria para a população”, ressalta.
A programação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que ocorre durante todo o mês, iniciou com o Mutirão Verde em parceria com Ibama, Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e empresa Equatorial, com orientações à população sobre consumo consciente de energia, doação de mudas e serviços de saúde.
A secretaria promoverá palestras em escolas públicas, passeatas, trilha ambiental e mais plantio de mudas para reforçar a mensagem de defesa e preservação do meio ambiente. As palestras, por exemplo, terão entre os temas as queimadas que acontecem no município, principalmente no período de estiagem.
Para Janine Lage, diretora da Semma, é necessário que o cuidado com a natureza seja um esforço conjunto do poder público com a sociedade civil, com todos desempenhando os papéis, seja plantando árvores ou cuidando do lixo, por exemplo.
“O meio ambiente é um bem coletivo, então, todos somos responsáveis por ele. A gente tende a achar que só a administração pública é responsável, e não, enquanto cidadãos nós somos responsáveis. Nós precisamos cuidar do meio ambiente. A Semma vem com a proposta da educação ambiental mostrando a importância do plantio das árvores. Parece algo simples, mas tem um efeito climático. Marabá é uma cidade muito quente e se a gente tiver mais árvores isso vai beneficiar todos nós”, destaca a diretora.
Programação
07/06 – Plantio de mudas no canteiro em frente à Escola José Mendonça Vergolino e palestra sobre queimadas na Escola José Flávio Alves de Lima;
11/06 – Palestra sobre a importância do manejo ambiental urbano na Escola Plínio Pinheiro;
12/06 – Palestra sobre queimadas na Escola João Anastácio de Queiroz;
18/06 – Passeata contra as queimadas com alunos da Escola João Anastácio de Queiroz;
20/06 – Palestra sobre prevenção às queimadas na Escola Darcy Ribeiro;
21/06 – Trilha Ambiental na Escola Cristo Rei e palestra sobre desmatamento, fauna e flora na Empresa Construtora JL
26/06 – Passeata contra as queimadas na Escola Darcy Ribeiro
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio Santos