Moradores e feirantes satisfeitos com a coleta de lixo da cidade
A coleta de lixo em toda cidade deve ser normalizada até o fim do mês. Alguns resultados já são visíveis principalmente na Nova Marabá e Cidade Nova. A coleta no núcleo São Félix e Morada Nova estão iniciando esta semana, devido ao reforço recebido pela equipe de coleta com mais caminhões e aumento da equipe.
Segundo a feirante da Folha 12, Cícera Rosa da Silva, de 59 anos, que trabalha na Pracinha do bairro, a cerca de 100 metros de onde mora, a coleta de lixo naquela área começou ontem, 11 de janeiro. Antes os moradores estavam pagando carroceiros para fazê-la. “Melhorou bastante, porque passamos praticamente todo o mês de dezembro sem coleta de lixo oficial, às vezes até juntavam urubus na rua”.
Lourenço Barbosa Ramos, 60 anos, feirante da Feira Coberta do Laranjeiras, afirma que a coleta de lixo está muito boa e acontece todos os dias. “Não tenho do que reclamar nem da coleta aqui e nem da rua onde moro, aqui próximo à feira”.
A também feirante Paula de Oliveira, de 45 anos, a exemplo de Lourenço, garante que a limpeza está ótima. “Antes estava ruim de demais, mas com o novo prefeito melhorou muito”.
De acordo com o administrador da Feira Coberta do Laranjeiras, José Messias Rocha, todo o material de limpeza daquela feira, assim como sua manutenção, vem sendo custeados pela administração municipal. Mas, a partir de recente assembleia dos feirantes, esse material de limpeza e pequenos reparos, como conserto de banheiros, passarão a ser cobertos com recurso advindo dos próprios feirantes. “Vamos tirar em breve esse ônus da Prefeitura”.
Também de acordo com Messias, o lixo que hoje é acumulado durante o dia num canteiro, passará a ser depositado num container, conforme ficou acordado com a Semsur – Secretaria Municipal de Serviços Urbanismo. “Mesmo da forma em que estão depositando, diretamente no chão, todos os dias à tarde é feita a coleta do lixo”.
Lembrando que assim que a coleta estiver normalizada em todos os núcleos serão divulgados os horários da coleta para que a população possa contribuir com a limpeza urbana.
Fonte: ASCOM – PMM