Mais 30 motoristas que compõem os serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS) participaram de mais uma etapa de capacitação para atendimento básico de suporte à vida, realizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O treinamento ocorreu no campus da Universidade do Estado do Pará (UEPA), na sexta-feira, dia 18.

Os condutores receberam conhecimentos básicos sobre como ajudar em situações de parto normal de emergência, parada cardiorrespiratória, traumas e fraturas com necessidade se imobilização e técnicas de desengasgo em crianças e adultos, por exemplo. O treinamento é o mesmo recebido pelos motoristas do SAMU.

Segundo Adalgisa Coutinho, coordenadora de enfermagem do SAMU, o objetivo principal da realização da capacitação é nivelar o conhecimento de todos para que estejam aptos para fazer atendimento de suporte básico de vida, seja no próprio trabalho, seja na vida pessoal.

“Muitos desses condutores atuam na zona rural, zona de difícil acesso, que na verdade o primeiro socorro que chega é ele, o técnico de enfermagem, da unidade básica de zona rural. Então, esse conhecimento é imprescindível para que eles possam prestar um melhor atendimento”, completa.

Para Marcos Saraiva, motorista da SMS no Centro de Controle e Zoonoses (CCZ), a capacitação é necessária para a prestação do serviço à população. “Graças a Deus, por meio desse treinamento ofertado pelo SAMU, está qualificando os condutores para que possam em uma situação emergencial salvar uma vida e ajudar a comunidade como um todo. Depois dessa situação, a gente está preparado. É um ganho muito grande para a nossa categoria, se qualificar e também para a sociedade, que todos saem ganhando com isso”, ressalta.

Elkson Oliveira já trabalhou em ambulância e atualmente é motorista de um serviço de transporte de pacientes da SMS. Para ele, novas capacitações sempre trazem novidades, sendo essencial para quem trabalha em prol de vidas.

“Eu tenho outros treinamentos. O que estou vendo aqui, teve outros aperfeiçoamentos como no caso de atendimento de grávida. Para o nosso trabalho no dia a dia é eficaz porque a gente vai trabalhar e dar resposta para a sociedade dentro do envolvimento do atendimento. Se você estiver em algum local que não tiver atendimento, você pode atuar para ajudar a minimizar a situação, fazer o básico ali”, comenta.

A capacitação visa atender todos os 84 motoristas da Secretaria Municipal de Saúde, divididos em três turmas, às sextas-feiras. A primeira turma de motoristas recebeu a capacitação no dia 11 de julho. A última turma passará pelo treinamento, com partes teórica e prática, no dia 25 de julho.

Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio Santos