Novembro Azul: Campanha de prevenção ao câncer de próstata será realizada nas UBS da zona urbana e rural de Marabá
Com o tema “Essa Luta é Nossa”, a Prefeitura de Marabá inicia a Campanha Novembro Azul de 2024, voltada à promoção da saúde dos homens e à conscientização quanto a prevenção de doenças. Além do tradicional foco na detecção precoce do câncer de próstata, este ano a campanha também aborda o controle e prevenção do diabetes, ampliando as ações para atingir um maior número de homens no município.
Helane Moreira, coordenadora de Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), destaca a importância dessa abordagem ampliada.
“Esse é um momento único para os homens procurarem as unidades de saúde e realizarem atendimentos essenciais, como o teste de glicemia capilar, que será oferecido nas unidades pela manhã para garantir a precisão dos resultados em jejum”, afirma a coordenadora.
A campanha terá horários noturnos especiais, em dias que serão divulgados para facilitar o acesso de quem tem dificuldades durante o horário comercial. Nos dias dedicados, as unidades básicas de saúde funcionarão das 18h às 22h, com oferta de uma série de serviços, como testes rápidos de sífilis, HIV, hepatites A e B, além do exame PSA, realizado pelo Laboratório Central de Marabá (LACEN). Além disso, haverá consultas médicas, orientação com enfermeiros, atendimentos nutricionais e palestras educativas.
Atendimento a servidores e profissionais de saúde
Uma novidade da edição de 2024 é o atendimento in loco aos servidores públicos, como forma de garantir o acesso dos homens que trabalham na administração municipal e que nem sempre conseguem comparecer às unidades básicas. “Para facilitar, levaremos as coletas e atendimentos a diversas secretarias e até ao Hospital Municipal (HMI), ampliando a assistência a esses profissionais, que frequentemente cuidam da saúde da população, mas nem sempre priorizam a própria,” acrescenta Helane.
Além disso, profissionais de saúde que atuam em centros específicos como o Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), o Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) e o Centro de Referência Integrado à Saúde da Mulher (Crismu), também serão atendidos diretamente nos locais de trabalho, promovendo o cuidado e a prevenção no ambiente de atuação desses trabalhadores.
Parceria entre coordenações para fortalecer os atendimentos
A campanha deste ano é fruto de uma parceria inédita entre as coordenações de Saúde do Homem, Doenças Crônicas e Nutrição, unindo esforços para proporcionar um atendimento integral. “Conseguimos unir as coordenações para trabalhar a saúde do homem de forma integrada, o que é um grande avanço,” destaca Helane Moreira.
Ela explica que ao integrar as coordenações de saúde do homem, doenças crônicas e nutrição, a Campanha Novembro Azul deste ano busca uma abordagem ampliada e acessível, mobilizando tanto os profissionais quanto a comunidade em geral.
Com uma série de ações que se estendem pela zona urbana e rural, a Campanha Novembro Azul em Marabá busca não apenas sensibilizar para a prevenção do câncer de próstata, mas também fomentar hábitos de saúde e autocuidado contínuos na população masculina do município.
Na zona rural, a campanha passará por diversas UBS, iniciando em Cristalândia, no dia 3 de novembro, e terminando em Itainópolis, no dia 8 de dezembro, sempre das 8h às 12h. Já na zona urbana, o atendimento noturno começa no dia 5 de novembro, na UBS Enfermeira Zezinha, na Nova Marabá, e se estende até o dia 29 de novembro, na UBS Laranjeiras, na Cidade Nova.
A campanha inclui ainda um dia “D” de conscientização na Câmara Municipal, no dia 6 de novembro, com palestras e uma blitz informativa nos semáforos. Para os servidores da saúde, o Centro de Especialidades Integradas (CEI) também realizará um dia especial no dia 14 de novembro.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Arquivo Secom