Novembro Azul: Sessão na Câmara discute avanços e estratégias de atendimento à saúde do homem
Uma sessão especial em alusão à Campanha Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata, foi realizada na manhã desta quarta-feira, 6, no plenário Thiago Koch, na Câmara de Vereadores de Marabá. A reunião contou com representantes da comunidade, profissionais da saúde, gestores da Secretaria Municipal de Saúde e parlamentares.
Na ocasião foram apresentados os avanços da política de atendimento à saúde do homem no município, anunciados os números oficiais sobre o trabalho nas Unidades Básicas de Saúde e as estratégias de atendimento ao cidadão.
“Na Secretaria Municipal de Saúde, dentro da Coordenação Saúde do Homem, no final do semestre de 2019 tínhamos um quantitativo de 600 exames de PSA e hoje temos um dado expressivo de 7.537 exames. Isso agrega o trabalho que é feito não só pela Atenção Básica, mas pelos urologistas do município que somam para que esses homens tenham atendimento de qualidade na Atenção Básica no centro de especialidade chegando ao regional e a gente sabe da seriedade que é trabalhar saúde do homem no município de Marabá e que o quanto isso tem impactado nas famílias”, afirmou a enfermeira Helane Moreira, Coordenadora do Departamento de Saúde do Homem/SMS.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.
“É preciso cuidar de nossa saúde sem preconceitos, machismos e não tem problema, pois temos que fazer o exame todos os anos e vamos ter nossa consciência tranquila. Além disso, temos que fazer atividades físicas, pois vivemos num stress absurdo e temos que nos prevenir”, destaca o vereador Márcio Gonçalves, presidente da Comissão de Saúde/CMM.
Cuidar da saúde também é coisa de homem e em Marabá as ações ocorrem em todas as Unidades de Saúde com coleta para o exame Antígeno Prostático Específico (PSA) e também testes rápidos de glicemia e aferição da pressão. Hoje, os servidores da Câmara foram recebidos com equipes da SMS para a realização de exames e coleta de sangue.
“Em 2024, nós tivemos até esse momento 2.175 consultas com urologista. Em 2023 foram mais de 7 mil exames. Então isso mostra o quanto que a gente vem trabalhando a saúde do homem e então junto com os nossos especialistas. E ainda, só para vocês saberem, a gente está com 44 homens na lista para atendimento especializado. Quando falamos de consulta com endocrinologista pensando na diabetes, observamos que esse ano tivemos 943 consultas específicas, e vamos trabalhar com esse intuito de promoção e cuidados à saúde da nossa população”, enfatiza Mônica Borchart, Titular da SMS.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sara Lopes