Novembro Azul: UBS Hiroshi Matsuda realiza Dia D da campanha de combate ao câncer no homem
Na terça-feira, 12 de novembro, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Hiroshi Matsuda, em Marabá, realizou o “Dia D” da campanha Novembro Azul, uma ação com enfoque na promoção da saúde masculina e na prevenção de doenças como o câncer de próstata e o diabetes.
O evento contou com palestras, atendimentos médicos e diversos serviços voltados para o público masculino, além de ações de prevenção ao diabetes, uma condição de saúde que afeta milhares de marabaenses.
A ação contou com atendimento durante o período noturno para atingir maior público, incluindo quem trabalha e tem dificuldades de ir a UBS, ofereceu consultas médicas, coletas de PSA (antígeno prostático específico), testes rápidos para doenças como HIV e sífilis, aferição de pressão arterial e glicemia, além de orientações nutricionais e físicas.
O objetivo, segundo Lilia Moura, Coordenadora de Doenças Crônicas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é ampliar o acesso à saúde para a população masculina e destacar a importância da prevenção.
“Neste mês, dedicamos atenção à saúde do homem, com a promoção de ações de cuidado integral, aliadas ao combate ao diabetes, que afeta mais de 6 mil pessoas em Marabá. Estamos aqui para conscientizar sobre a prevenção e oferecer os recursos para que se previnam e se cuidem”, afirma.
A campanha também contou com atividades para incentivar a prática de exercícios físicos, com a presença de educadores físicos que orientaram os participantes quanto a importância da atividade física na prevenção de doenças. Lilia lembra ainda que o diabetes pode levar a complicações graves, como amputações e cegueira, se não tratado adequadamente. “É importante que as pessoas venham se cuidar, se prevenir, e saibam dos riscos das complicações do diabetes, como o pé diabético e a retinopatia”, explica.
Para o público, o evento foi uma oportunidade única de cuidar da saúde e de aprender sobre a prevenção. Aníbal Cardoso, de 74 anos, um dos pacientes atendidos na UBS, fala sobre a importância de eventos como esse para quebrar tabus e incentivar os homens a procurarem cuidados médicos.
“É muito importante, sei que é necessário. Devagarzinho, estamos quebrando esse tabu. Antes, os homens tinham vergonha de vir, mas agora estão se conscientizando”, afirmou Aníbal, que considera a prevenção uma questão de salvar vidas.
Emerson Borges, 44 anos, também aproveita a oportunidade para realizar exames e aprender mais sobre os cuidados com a saúde.
“É importante prevenir, porque quanto mais cedo detectar um problema, mais fácil é para tratar. Depois que a doença está avançada, tudo fica mais complicado”, ressalta Emerson, que já pratica atividades físicas regularmente para cuidar da saúde. “Faço caminhada e corrida. O homem precisa se cuidar, não pode ter vergonha”, completa.
Outro depoimento que chamou atenção foi o de Raimundo Rodrigues, 63 anos, que foi enfático ao falar sobre a importância de cuidar da saúde, após a perda de uma amiga para o câncer.
“Perdi uma amiga recentemente que descobriu câncer e, em três meses, morreu. Por isso, é fundamental se cuidar. O homem tem que deixar o orgulho de lado e procurar ajuda. O atendimento aqui é muito bom. A gente precisa se informar e se cuidar, porque às vezes a gente acha que está bem, mas na verdade está doente”, afirma Raimundo, que frequenta a UBS regularmente.
Além dos atendimentos médicos, o evento teve um importante papel educativo. As palestras, conduzidas por profissionais de saúde, ajudaram a esclarecer dúvidas sobre o câncer de próstata e a importância do acompanhamento médico regular. A ação também buscou sensibilizar os homens sobre a necessidade de quebrar o estigma de que os cuidados com a saúde são apenas para as mulheres, incentivando-os a buscar o diagnóstico precoce de doenças.
A ação continua por todas as UBS do município para proporcionar um atendimento completo e acolhedor, buscando melhorar a qualidade de vida da população masculina e reforçar a importância da prevenção. Para Lilia Moura, este tipo de ação é fundamental para a mudança de comportamento.
“A prevenção precisa ser falada e ressaltada, não só para os homens, mas para toda a comunidade. E estamos aqui para fazer isso”, finaliza a coordenadora.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Nathália Costa