As instalações do novo prédio do Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) já estão prontas. A obra já foi finalizada pela empresa contratada e foi entregue no início do mês para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mobiliar e fazer as instalações de internet e outros ajustes. A área total construída é de cerca de 900 metros quadrados em um terreno de mais de 2.000 metros quadrados.

O local contará com 45 ambientes para atendimentos com psicóloga, nutricionista, dentistas, sala de vacinação, entre outros, divididos em três blocos, sendo um administrativo, um laboratorial e um de atendimentos. O próximo passo é fazer a instalação de uma caixa de água para o sistema de combate a incêndios e a montagem de uma subestação de energia para atender especificamente o prédio.

A engenheira da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop) Larissa Brás, afirma que é uma alegria entregar essa obra de grande porte. “Provavelmente é a maior estrutura do Pará que nós estamos entregando agora. Uma obra acessível, ampla e que vai contemplar vários ambientes, como consultórios, laboratório e também a parte administrativa. Agora estamos com a tramitação de construção da subestação, porque como é uma obra de grande porte, então a carga de energia elétrica tem que comportar. E temos certeza que vai contribuir muito para a comunidade, para o nosso povo e não apenas para Marabá, mas também para toda a região aqui próximo”, argumenta a engenheira.  

A gerente do CTA, Kelsilene Brito, afirma que a expectativa da mudança para as novas instalações é enorme e que o serviço vai oferecer novos atendimentos que antes não eram possíveis por conta do espaço.

“Dia 4 agora desse mês nós recebemos o prédio, a parte estrutural, a parte física foi entregue pela construtora e a engenheira, o secretário, o secretário adjunto, a nossa diretora estiveram presentes nesse momento da entrega dessa parte física. E a expectativa é enorme. A estrutura está bem mais ampla, está mais adequada, está mais acessível e a gente vai poder retomar alguns trabalhos, prestar alguns serviços que hoje no atual prédio a gente não consegue ofertar aos usuários por conta das limitações físicas. O serviço vai estar bem mais completo e com qualidade. Vai ser ampliado e as pessoas vão poder ser melhor atendidas”, informa a gerente.

Equipe da SMS recebendo a estrutura física do novo CTA

Texto: Fabiana Alves|
Fotos: Lúcio Silva